euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Relatório Exquis

Relativamente à segunda Fase do Exercício 1, faz-se relatório do Estado da Arte após a análise das propostas até dia 14 de Outubro de 2008:
















Pedro Banaco, tendo definitivamente regressado à sua primeira colagem, transpõe-na de forma mimética para 3D (7 Out.). A partir da volumetria apresentada discutiu-se a relação hierárquica e volumétrica, o equilíbrio entre cheio e vazio, e o dinamismo (ou falta dele) do objecto, procurando-se dar profundidade aos vários planos; enfatizando-se desse modo a perspectiva, não apenas a conseguída pelos enfiamentos visuais criados mas, sobretudo, a da sequência de planos nas várias frentes da peça.
















Entre outras coisas abordou-se a possibilidade de retirar planos aos volumes mais significativos, dando-lhes a leitura do seu interior; criando-se assim zonas de sobra capazes de enriquecer os vários pontos de vista.

Na revisão dessa proposta, apresentada e discutida a 14 de Out., Banaco demonstra a sua crença na manutenção dos volumes, propondo ainda assim a sua manipulação formal, de modo a estabelecer relações entre eles e, simultaneamente controlar os eixos perspecticos, pontuando-os com acidentes que resultam no enriquecimento visual de conjunto.





























































As imagens apresentadas referem-se ao final da discussão, sendo que Banaco irá introduzir outros elementos que permitam um melhor equilíbrio entre o construído e o vazio, ainda antes de passar à 3ª fase do Exercício.
Trata-se claramente de uma proposta que aposta num centro; pelo que se concluí que os remates são de alguma forma circunstanciais; servindo apenas para controlar os espaços resultantes.

Em relação à proposta da Ana Rita (que não esteve presente na aula) observa-se um Volte Face surpreendente que, adivinho, procura confirmar a validade da sua proposta 2d.
Dado que o objectivo do of Beauty and Consolation é ser a continuidade das aulas, não fará sentido falar sobre um trabalho que ainda não teve oportunidade de ser visto nos Ateliers; mas no entanto não posso deixar de afirmar que (aparentemente) a coisa ganhou asas, e começa de facto a voar. Em desequilibro, é certo, mas a voar; o que já não é nada mau.
Teremos concerteza tempo para ver a proposta de Ana Rita ao vivo, e debatê-la entre todos.































Relativamente ao Cadavre do Daniel, cujo processo de desenvolvimento pôde ser acompanhado por todos, quer nos Ateliers, quer através dos registos publicados no seu Path-To-Architecture; apenas há a referir que é o primeiro a abordar a Fase III do Exercício, numa natural e elegante continuidade com o desenvolvimento do 3D.
Sou levado a concordar com o Daniel, quando este refere que o modelo 3d é simultaneamente óbvio e complexo; sendo que o objectivo da sua materialização (Fase III) não é procurar clarificá-lo (de facto já é claro), mas é enriquecê-lo com um novo "layer" de informação; que passa por mostrar as entranhas da coisa, com uma simples oposição entre negro (exterior) e branco (interior). Como Daniel já concluíu, o resultado é a antítese da sua composição original; o que nem é uma má finalização do processo de trabalho.
Faltará ainda um conjunto de ajustes, que provavelmente passarão por revelar um pouco mais o interior; e que serão apenas detectados através da maqueta.












Em relação a todos os outros Alunos lamenta-se não ter havido qualquer tipo de discussão sobre as propostas, por manifesta ausência de investimento nos seus projectos; o que não só corresponde a uma oportunidade perdida para cada Aluno, mas também uma desresponsabilização em relação ao grupo de trabalho; que viu desse modo goradas as expectativas de atingir os objectivos delineados para o trabalho conjunto.

Relembre-se que, segundo a Calendarização, a Entrega Provisória dos Cadavre Exquis é no dia 21 de Outubro de 2008; próxima Terça-Feira. Será feita uma primeira avaliação dos resultados obtidos, e discutido o plano de apresentação final.

A partir dessa data os Alunos terão uma semana para produzir a apresentação final do trabalho, que será entregue a 28 de Outubro. Não haverá adiamento.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.