Relativamente à segunda Fase do Exercício 1, faz-se relatório do Estado da Arte após a análise das propostas até dia 14 de Outubro de 2008:
Pedro Banaco, tendo definitivamente regressado à sua primeira colagem, transpõe-na de forma mimética para 3D (7 Out.). A partir da volumetria apresentada discutiu-se a relação hierárquica e volumétrica, o equilíbrio entre cheio e vazio, e o dinamismo (ou falta dele) do objecto, procurando-se dar profundidade aos vários planos; enfatizando-se desse modo a perspectiva, não apenas a conseguída pelos enfiamentos visuais criados mas, sobretudo, a da sequência de planos nas várias frentes da peça.
Entre outras coisas abordou-se a possibilidade de retirar planos aos volumes mais significativos, dando-lhes a leitura do seu interior; criando-se assim zonas de sobra capazes de enriquecer os vários pontos de vista.
Na revisão dessa proposta, apresentada e discutida a 14 de Out., Banaco demonstra a sua crença na manutenção dos volumes, propondo ainda assim a sua manipulação formal, de modo a estabelecer relações entre eles e, simultaneamente controlar os eixos perspecticos, pontuando-os com acidentes que resultam no enriquecimento visual de conjunto.
As imagens apresentadas referem-se ao final da discussão, sendo que Banaco irá introduzir outros elementos que permitam um melhor equilíbrio entre o construído e o vazio, ainda antes de passar à 3ª fase do Exercício.
Trata-se claramente de uma proposta que aposta num centro; pelo que se concluí que os remates são de alguma forma circunstanciais; servindo apenas para controlar os espaços resultantes.
Em relação à proposta da Ana Rita (que não esteve presente na aula) observa-se um Volte Face surpreendente que, adivinho, procura confirmar a validade da sua proposta 2d.
Dado que o objectivo do of Beauty and Consolation é ser a continuidade das aulas, não fará sentido falar sobre um trabalho que ainda não teve oportunidade de ser visto nos Ateliers; mas no entanto não posso deixar de afirmar que (aparentemente) a coisa ganhou asas, e começa de facto a voar. Em desequilibro, é certo, mas a voar; o que já não é nada mau.
Teremos concerteza tempo para ver a proposta de Ana Rita ao vivo, e debatê-la entre todos.
Relativamente ao Cadavre do Daniel, cujo processo de desenvolvimento pôde ser acompanhado por todos, quer nos Ateliers, quer através dos registos publicados no seu Path-To-Architecture; apenas há a referir que é o primeiro a abordar a Fase III do Exercício, numa natural e elegante continuidade com o desenvolvimento do 3D.
Sou levado a concordar com o Daniel, quando este refere que o modelo 3d é simultaneamente óbvio e complexo; sendo que o objectivo da sua materialização (Fase III) não é procurar clarificá-lo (de facto já é claro), mas é enriquecê-lo com um novo "layer" de informação; que passa por mostrar as entranhas da coisa, com uma simples oposição entre negro (exterior) e branco (interior). Como Daniel já concluíu, o resultado é a antítese da sua composição original; o que nem é uma má finalização do processo de trabalho.
Faltará ainda um conjunto de ajustes, que provavelmente passarão por revelar um pouco mais o interior; e que serão apenas detectados através da maqueta.
Em relação a todos os outros Alunos lamenta-se não ter havido qualquer tipo de discussão sobre as propostas, por manifesta ausência de investimento nos seus projectos; o que não só corresponde a uma oportunidade perdida para cada Aluno, mas também uma desresponsabilização em relação ao grupo de trabalho; que viu desse modo goradas as expectativas de atingir os objectivos delineados para o trabalho conjunto.
Relembre-se que, segundo a Calendarização, a Entrega Provisória dos Cadavre Exquis é no dia 21 de Outubro de 2008; próxima Terça-Feira. Será feita uma primeira avaliação dos resultados obtidos, e discutido o plano de apresentação final.
A partir dessa data os Alunos terão uma semana para produzir a apresentação final do trabalho, que será entregue a 28 de Outubro. Não haverá adiamento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Posts em Destaque
Etiquetas
- Acompanhamento (10)
- Aires Mateus (1)
- Alunos (115)
- Ana Diogo (1)
- arquitectura (23)
- Arte (14)
- Avaliação (37)
- Bibliografia (7)
- bibliotecas (14)
- blaufuks (1)
- Buckminster Fuller (1)
- César Portela (1)
- cinema (4)
- Daniel Santos (41)
- Ensino (1)
- Exame (6)
- Exercício 1 (25)
- Exercício 2 (42)
- Exercício 3 (18)
- Exercício 4 (18)
- Exercício 5 (7)
- Exercício 6 (8)
- Exercício 7 (1)
- Exercício 8 (2)
- filmes (8)
- Fim (1)
- Fotografia (5)
- Future Systems (1)
- Gordon Bunshaft (2)
- Hoteis (1)
- Introdução (2)
- Jan Kaplicky (1)
- Joana Labela (35)
- Jorn Hutzon (1)
- Kubrik (1)
- lebbeus Woods (1)
- Marisa Rodrigues (2)
- Mendes da Rocha (1)
- Miralles (1)
- Mónica Marinheiro (33)
- Musica (15)
- Notas (6)
- Parent (1)
- Paul Rudolph (1)
- Pedro Almeida (1)
- Pedro Banaco (29)
- Peter Greenaway (1)
- Peter Zumthor (3)
- Rem Koolhaas (2)
- Sami (1)
- Sandrine Portas (27)
- Siza (5)
- Vanessa Beecroft (1)
- Vera Silva (25)
- Virilio (1)
- Vitruvio (1)
- Wright (1)
Arquivo
-
▼
2008
(135)
-
▼
outubro
(51)
- Bom e Mau
- De quem é isto?
- Não há fome que não dê em fartura
- Em acompanhamento
- E já que estamos a falar de performances
- Disney Land
- Unexpected New Shapes
- Sobre as exigências curriculares dos Ateliers
- Abertura
- Bibliotecas: de Siza, de Carrilho, de Belém Lima
- Search Box
- Começar
- Last call to Lisbon
- Lisbon Story Adiada
- Cadáver Adiado
- EUVG BlogSpot
- Path to Buckminster Fuller
- Objectivos para dia 21 de Outubro de 2008
- Falhar, Falhar Sempre, Falhar cada vez melhor!
- First Concept
- Finalmente o Parque
- How does it feel to be on your own?
- Questão (im)Pertinente
- Relatório Exquis
- A walk in the Park, again
- Quick Time
- Portfolio
- Se não há (na biblioteca) devia haver
- Livros de Viagem
- Composição
- Objectivos para dia 14 de Outubro
- Adiamento
- Willkommen! Bienvenue! Welcome!
- e por falar em Skyline, aqui está o melhor de sempre
- Guide to Lisbon (short)story
- Entre Parent(esis) e Aires Mateus
- A walk in the Park
- Leituras
- Last but not the least
- Cem
- Dia Mundial da Arquitectura
- Objectivos para dia 7 de Outubro
- Cadavre Exquis (1/3)
- Cadravre Exquis (1/3)
- A propósito da Exposição de Zumthor
- Borges Somos Nós!
- Aviso à Navegação!
- O Homem Concreto
- Complexidades e Contradições
- Homérico
- A Escola
-
▼
outubro
(51)
Leituras do Mês
Eládio Dieste
A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.
.
.
Obradoiro
O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário