euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Borges Somos Nós!

Exercício 6
Obrigatório apenas para o Atelier VII


Tipo

Individual

Data de Lançamento
29 de Setembro de 2008

Data de Entrega Provisória
11 de Novembro de 2008

Data de Entrega Definitiva
2 de Dezembro de 2008

1. Descrição
A propósito do texto de Jorge Luis Borges (Buenos Aires, 1899 - Genebra, 1986) A Biblioteca de Babel (in Ficciones, 1944; Ed. Portuguesa: Teorema), em que autor nos apresenta uma Biblioteca infindável que supostamente contém todas as possibilidades de descrição da realidade, numa óbvia metáfora sobre a criação literária e a linguística; e acompanhando o tema do Exercício 2 (Atelier VI) - exactamente uma Biblioteca -, propõe-se uma viagem pelas bibliotecas mais significativas para a história da criação arquitectónica.
Para isso organiza-se o Seminário Borges Somos Nós!, que reunirá Alunos (Atelier VI) e professores da EUVG uma apresentação e num debate público em torno do tema. A cada um deles caberá fazer uma Comunicação sobre uma determinada Biblioteca, que será posta á consideração do público e dos seus pares; prevendo-se ainda a realização de um debate final.

2. Objectivos
O Aluno deverá ser capaz de investigar, analisar, interpretar e explicar uma determinada objecto arquitectónico (neste caso uma Biblioteca), procurando enquadrá-lo disciplinarmente, ao mesmo tempo que dissertará sobre o seu significado para a história e/ou teoria da arquitectura.
Trata-se de um exercício que visa sobretudo exercitar a capacidade de comunicação do Aluno, tornando-o consciente daquilo que é a linguagem própria de um seminário científico, e com as regras e os códigos de uma apresentação pública em arquitectura.
Sendo embora um exercício que exija alguma capacidade de investigação, o objecto de estudo não necessitará de ser aprofundado; dado que o seu objectivo principal é dotar o Aluno de capacidade de organização, de método e de competência de comunicação.
Procurar-se que o Aluno tenha contacto directo com o debate e a crítica.

3. Metodologia
O Seminário público Borges Somos Nós! irá decorrer em inícios de Dezembro, devendo contar com comunicações de Alunos (Atelier VII) e Professores. As inscrições para o Seminário serão feitas através do of Beauty and Consolation até ao final de Outubro.
Ao Aluno caberá a escolha de uma determinada Biblioteca (real ou projectada), que deverá ser objecto de estudo, para apresentação.
Na apresentação pública, com duração de 15 m., o Aluno deverá ser capaz de descrever o projecto, enquadrando-o no seu contexto disciplinar (histórico, teórico. etc.), devendo introduzir ao público o respectivo Autor (quem é, o que fez).
Procura-se que a abordagem ao tema do seminário seja pessoal; ou seja: não nos interessa que a apresentação repita uma qualquer tese já publicada e/ou apresentada. O Aluno deverá por isso explanar o objecto do seu estudo de forma pessoal, relacionando-o com os seus interesses e a sua própria sensibilidade; sendo por isso desejável que a escolha do edifício/projecto seja feita de modo cuidadoso.
A nomeação do objecto de estudo deverá ser previamente comunicada ao Regente da Cadeira.

4. Avaliação

Será avaliada a capacidade de apresentar e explicar edifício; que revelará necessariamente o tipo de investigação que foi feita.
O Seminário funcionará como uma espécie de exame oral: na discussão/debate final, que será feita entre todos os participantes, deverão ser colocadas um conjunto de questões sobre cada uma das apresentações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem, assim que estiver de regresso pensarei em como responder ao desafio.

Seria útil (ou benéfico) que as "reservas" fossem sendo colocadas aqui no blog pelos que decidirem fazer as apresentaçoes.


Até agora:
Biblioteca da Universidade Técnica de Delft (1997), da autoria do colectivo Mecanno; pelo aluno Daniel Santos.

Biblioteca Estadual de Berlim (1979), da autoria de Hans Scharoun; pelo Professor António Oliveira.

Biblioteca de Estocolmo (1927), de Erik Gunnar Asplund; pelo Professor João Foja

Biblioteca Nacional de França, Paris (1996), de Dominique Perrault; pela Aluna Sandrine Portas

Biblioteca Municipal de Viipuri (1935), de Alvar Aalto; pela Aluna Joana Labela


Um abraço e parabéns pela iniciativa. Espero conseguir-lhe corresponder.

alexandre miguel

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.