euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

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Relativamente ao trabalho que procuramos desenvolver nos Ateliers V, VI, VII e VIII, nomeadamente sobre o Exercício 3 (de que este Blog é um exemplo), temos a referir:
O trabalho desenvolvido pelos corpos docente e discente no contexto académico do Mestrado em Arquitectura da EUVG tem como objectivo primeiro o ensino e a aprendizagem da arquitectura.

O método pedagógico que se estabeleceu para cumprir os objectivos a que nos propomos procura potenciar ao máximo a troca de informação, a discussão e o debate entre todos – Alunos os Professores –, pretendendo que o processo se adeqúe a cada momento ao perfil dos envolvidos. No entanto crê-se que a qualidade do ensino passa pelo cumprimento de um alto patamar de exigência e de rigor, quer em forma como em conteúdo, só possível de atingir através do investimento e do envolvimento de cada um de nós.

É crucial para o futuro de cada um dos envolvidos que a relação que estabelecem com a escola seja o mais consciente e responsável possível; não só por respeito à instituição que os acolhe mas também, sobretudo, pela necessária consciência que a formação resultante da sua passagem por uma escola será fulcral no desenvolvimento da sua própria identidade, enquanto individuo, cidadão, e arquitecto.

Da mesma forma a contribuição individual é considerada essencial para todo o grupo de trabalho; pelo que o activo envolvimento de cada um deve ser entendido como a base de todo o processo pedagógico que se pretende implementar no quotidiano da escola e que trará, quanto a nós, benefícios futuros a todos aqueles que escolheram percorrer o ano académico de 2008/09 connosco.

Nesse sentido, todos os exercícios que propomos ao grupo de trabalho têm objectivos específicos, complementando-se, procurando estabelecer um alto grau de envolvimento com a disciplina.
O Exercício 3 é um desses exemplos. Por detrás da sua aparente informalidade (em forma de Blog) procura-se através dele que o aluno se relacione de forma quotidiana com a cultura arquitectónica erudita, da forma que melhor lhe convier, adaptada ás suas ambições, mas também ás suas limitações.

E no entanto, o Exercício 3, tal como qualquer outro dos trabalhos propostos ao Aluno, é um Exercício Académico, com propósitos pedagógicos concretos; devendo assentar, ainda que de forma aberta e flexível, numa base de extremo rigor e exigência. A existência de um Blog por Aluno tem um objectivo concreto: a partilha do (seu) conhecimento com os seus pares, e a possibilidade de acompanhamento do seu processo de trabalho por todos aqueles que, por uma ou outra razão, se interessem pelo seu trabalho, e o registo efectivo de um método, que se deseja próprio, e singular.

Não se exige ao Aluno a demonstração de uma erudição e de um domínio disciplinar que ainda não ainda não é obrigado a ter; nem se pede que o seu contributo esteja para lá daquilo que efectivamente domina.

Nesse sentido estabelecem-se um conjunto de regras, de aplicação obrigatória, para o Exercício 3:

  • O Blog é um instrumento académico de investigação; logo o Aluno deverá procurar limitar qualquer tipo de considerações pessoais ao âmbito do processo pedagógico. A informação que o Aluno disponibiliza no seu Blog tem por objectivo principal a sua utilidade para o grupo de trabalho.
  • A linguagem utilizada deverá cumprir as regras gramaticais da língua portuguesa.
  • A informação disponibilizada pelo Aluno no seu Blog deverá ser feita de modo rigoroso. Dessa forma, qualquer Post publicado deverá ter um objectivo concreto, de modo a ser útil a todo o grupo de trabalho; pelo que não é considerado desejável a publicação de extensa informação (imagens, textos, filmes, etc.) que seja facilmente recolhida noutras fontes. Assim, ao invés de publicarem inúmeras imagens e filmes sobre um determinado assunto, propõe-se que se publique apenas uma imagem exemplificativa seguida de links onde se poderá obter mais informação.
  • Todas as imagens, filmes, textos, desenhos, ou qualquer outro tipo de informação disponibilizada, cuja autoria não seja a do próprio, deverão vir acompanhadas de informação que nos permita saber a que é que referem. Nesse sentido só é permitida a publicação de algo, se essa vier acompanhada da sua fonte (onde foram buscar a informação; quem é o autor de determinado desenho, fotografia ou texto; e, sobretudo, a razão porque acham importante colocar essa informação online).
  • Não é permitido plagiar. Para além de ser crime, revela incompetência, ignorância e falta de ética.
  • Não vale a pena publicar um texto, se esse se encontrar num outro local. Será muito mais útil referir a sua existência e a razão pela qual se julga necessária a sua consulta, bastando muitas vezes referir o link da página original.
  • A rede de Blogs dos Atelier V, VI, VII e VIII deverá aparecer numa coluna autónoma, que incluirá Links para os blogs dos alunos, como também para o of Beauty and Consolation. Pretende-se desse modo facilitar a consulta de todos os interessados.
  • Dado tratar-se de um Blog académico, e não um Blog pessoal, não é considerado útil linkar um site ou um blog que não tenha relevância no âmbito da Cadeira.
  • Todos os Post deverão ter a respectiva etiqueta, obrigatoriamente referida ao Exercício a que dão resposta.
  • Se quiserem destacar um livro, uma obra, um filme, etc. façam-no para que os leitores entendam qual a utilidade dessa referência. Não basta por isso referir um determinado título ou um autor, devendo-se antes explicar a razão dessa chamada.
  • Não façam Links a tudo o que lhes apareça pela frente. Aqui será avaliada sobretudo a capacidade de seleccionar informação, e não demonstrar a facilidade com que se tem acesso a ela. É inútil termos links a inúmeras revistas de arquitectura ou a sites de arquitectos. Ao contrário, útil é darmos destaque àquilo que consideramos ser realmente importante.
  • Todos os Blogs deverão ter forma de serem contactados via e-mail, cuja morada deverá estar em local bem visível.
  • A Comunicação entre Alunos, e Alunos e Professores deverá ser feita através do contacto (se se tratar de uma questão directa, como normalmente é colocada aos professores), ou nos comentários (tratando-se de um comentário a algo específico)
Este conjunto de regras é de cumprimento obrigatório.

Qualquer proposta para melhorar este ou outros exercícios é bem vinda

1 comentário:

Vera Silva disse...

Está aqui o link do meu blog.





http://thesoulreflection.blogspot.com/

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

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Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

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