euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Entre Parent(esis) e Aires Mateus

Relativamente à segunda fase do Cadavre Exquis de Daniel Santos, o resultado recordou-me o grupo formado por Claude Parent (Arquitecto, 1923) e Paul Virilio (Filósofo, 1932): Architecture Principe (1963-1969), cujas investigações que foram publicando dariam origem a uma colectânea (The Function of the Oblique: The Architecture of Claude Parent and Paul Virilio, 1963-1969, AA Publications, 1996; eu tenho uma reedição fac-simile, em francês, mas infelizmente não o encontro).





















Os resultados da dupla são surpreendentemente aproximados à peça do Daniel, sem que o ponto de partida tivesse sido o mesmo. Excelente!






































Todos os desenhos retirados do site do Le Monde, num artigo intitulado La Ville oblique de Claude Parent (3/5), sobre a exposição Avenirs de villes/Future for Cities, em Nancy


Depois, a obsessão pelos quadradinhos reporta, claro, para algumas arquitecturas que nos são mais próximas (pelo menos em termos geográficos). Ver Aires Mateus.
















Em relação propriamente aos esquiços do Daniel, duas os três considerações:
1. Larga lá o computador e passa para a maqueta!
2. Estive a ver a coisa, e tomei a liberdade de desenhar por cima:)
Propunha repensar a coisa por cima. Acho mesmo que a (deliberada) "ausência" é extremamente radical. E depois, também, pensei em dar-lhe um "reverso" vazio; como se a peça tivesse o seu negativo vista por baixo.
E por fim, em termos meramente volumetricos, acho que subir os topos ajudará alguma coisa.












Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.