euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

of Beauty and Consolation: uma Introdução

of Beauty and Consolation é uma antologia das Cadeiras Atelier V, Atelier VI, Atelier VII e Atelier VIII, que se desenvolvem ao longo dos primeiro e segundo semestres do Mestrado em Arquitectura da EUVG, no ano académico de 2008/2009; sob a orientação de Pedro Cordeiro e Pedro Machado Costa.

Este retrato irá sendo construído a partir de uma base participativa, registando o desenvolvimentos dos vários exercícios executados e a executar ao longo do período escolar, por parte de alunos e professores; procurando simultaneamente dar uma leitura ampla e informada sobre tudo aquilo que de uma ou outra forma se considere estar relacionado com os objectivos pedagógicos a cumprir.

Por detrás da natureza sintética do programa de trabalhos aqui delineado procura-se demonstrar publicamente o curriculum resultante dos métodos pedagógicos que se acredita serem os mais indicados para o desenvolvimento de indivíduos, alunos e professores, pretendendo envolve-los a todos numa profunda actividade académica orientada para a educação de futuros arquitectos.

Todos aqueles que pensam e trabalham sobre o ensino da arquitectura erudita podem aqui encontrar o registo do desenvolvimento dos seus pares, observar as dificuldades e o desenvolvimento de um projecto de ensino que se deseja heterodoxo e flexível, procurando actuar com pragmatismo e objectivismo na persecução de simples objectivo: definir com o maior grau de responsabilidade o potencial da arquitectura enquanto contracto social.

É crucial para a qualidade de uma escola que alunos e professores sejam encorajados e apoiados a explorar o potencial da investigação académica. Por isso é expectável que o ensino através do estudo seja também ele um projecto em aberto, capaz de aprender, e capaz de construir um método e uma forma de ensino únicas, baseados na obtenção e partilha de conhecimento, na inovação, e na quotidiana redefinição das suas bases.

Por isso este é, necessariamente, um projecto em constante revisão. E não o é somente por a arquitectura ser uma disciplina em constante evolução; mas também, sobretudo, porque se procura aqui, a cada momento, adaptar o ensino a cada individuo que nele participa.

A memória colectiva de uma escola será sempre aquilo que dela fizerem todos os que aí trabalham, criando quotidianamente novos problemas e novos objectivos, mas também (sobretudo) contribuindo com a sua visão particular; sendo esta a característica que se exige a cada um dos que connosco participa neste percurso académico.

Este registo, tendo embora uma estrutura obrigatoriamente cronológico, organiza-se de modo a se poderem obter relações directas entre os mais variados tipos de informação nele veiculados e os exercícios em curso a cada momento; sendo para isso introduzida em cada entrada um Tag que os relacionam a ambos de modo evidente.

Para além do enunciado dos exercícios, será aqui registado qualquer tipo de informação que a cada momentos se julgue adequada, procurando que o seu teor possa vir a ser útil no desenvolvimento dos trabalhos em curso; como também no futuro da escola.

Regista-se também, através de links, o processo individual de cada estudante; permitindo uma comparação de percursos de trabalho e investigação; para além de informação útil, e constantemente actualizada, sobre tudo o que lhes diga directamente respeito; estando o nosso contacto aberto a qualquer tipo de sugestão, que será sempre bem-vinda.

Captura-se aqui um modo de fazer e um modo de pensar; que é a soma dos modos de fazer e de pensar de todos aqueles que, connosco, procuram dotar esta escola de uma direcção e de uma linha de continuidade que se baseie no estrito desenvolvimento da arquitectónica erudita.

of beauty and Consolation é apenas a demonstração das nossas dúvidas e das nossas incertezas em cumprir tal objectivo; mas cujo caminho julgamos ser esse mesmo: expor as nossas dúvidas e as nossas incertezas.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.