euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

EUVG BlogSpot

Exercício 3

Duração
1º Semestre do Ano Lectivo 08/09

Tipo
Individual

Data de Lançamento
23 de Setembro de 2008

Data de Entrega Provisória

2 de Dezembro 2008

Data de Entrega Definitiva
16 de Dezembro

1. Descrição
O aluno deverá criar um Blog onde será registada o máximo de informação relacionada com as Cadeiras de Atelier V e Atelier VII.
O Blog deverá ser entendido como uma antologia do processo de trabalho de cada aluno no que diz respeito à sua resposta aos exercícios lançados ao longo do semestre; sendo por isso considerado veiculo fundamental para demonstrar o tipo de abordagem metodológica usada no seu processo de investigação.
Nesse sentido, para além da totalidade de registos gráficos, escritos, fotográficos ou outros, que o aluno entenda serem ilustrativos do processo de desenvolvimento de trabalho, entende-se da mesma forma útil o registo de tudo aquilo que de uma ou outra forma seja considerado relevante em termos de estruturação da sua educação ao longo do semestre.
Mais do que a demonstração de um processo de trabalho, procura-se aqui que o Aluno registe o seu processo de pensamento, que ultrapassa em muito o contexto académico; pelo que se considera da mesma forma útil o registo descritivo de Viagens, Visitas (a edifícios, exposições, sítios, paisagens), livros, filmes, álbuns, concertos, discussões e debates, conferências, etc.
Entende-se o blog como um instrumento de comunicação entre os alunos, disponibilizando-se ao grupo de trabalho toda a informação recolhida por cada Aluno.

Todos os Blogs serão centralizados no of Beauty and Consolation (com links directos na coluna Alunos); a que caberá comentar e orientar os conteúdos postos online por cada aluno.
Note-se que o registo de todos os enunciados dos exercícios para o Semestre, bem como toda a informação que se julgue necessária disponibilizar e/ou partilhar com as turmas, será veiculada através deste Blog.
No caso do Regente da Cadeira entender comunicar directamente com determinado Aluno, o texto poderá poderá ser igualmente registado como comentário no blog do respectivo aluno.
Qualquer comunicação Aluno/Professor poderá ser feita através de comentários a Posts (se a comunicação tiver relação directa com o conteúdo desse Post), ou através do mail referido em Contacto (of.beauty.and.consolation@gmail.com), na Coluna Superior do of Beauty and Consolation (no caso de a comunicação ser colateral aos conteúdos referidos no Blog).

Ao of Beauty and Consolation caberá registar os enunciados dos exercícios lançados (na coluna superior, à direita), os links para os Blogs dos Alunos (na coluna superior, a meio), e os Posts em destaque (que fazem referencia a Calendarizações, Classificações, etc.).
Para além disso serão feitas todas as entradas consideradas úteis para o desenvolvimento do trabalho de um Aluno (neste caso o Tag será o nome do Aluno e o exercício que se comenta) ou da turma.
Serão ainda referidos outros elementos considerados importantes, que acompanhem as discussões na Sala de Aulas.

2. Metodologia
O aluno deverá registar no seu blog os resultados do seu trabalho quotidiano.
Para cada Post deverá haver uma Palavra Chave (Tag) que permita o fácil acompanhamento do seu trabalho por parte dos seus colegas e seus professores. Nesse sentido, cada vez que o aluno registar algo que se refira a um determinado exercício, a palavra-Chave usada no Post deverá referir esse mesmo Exercício; sem prejuízo de outras etiquetas que sejam consideradas necessárias.
Assim, a título de exemplo, se um aluno quiser registar uma citação que leu num determinado Livro, e que considera importante no processo de desenvolvimento do seu Projecto (Exercício 2); as Etiquetas deverão ser: Exercício 2, Livro. Desse modo a informação recolhida pelo Aluno em relação ao seu processo de projecto poderá ser seguida pelos seus colegas.
Os Posts deverão estar abertos a Comentários; permitindo-se desse modo gerar discussão entre os vários alunos e os regentes das cadeiras.
Preferencialmente toda a troca de informação entre alunos, e entre alunos e professores, será feita em Comentários; de modo a possibilitar a sua consulta pelos restantes envolvidos.
Toda a informação que o Aluno disponibiliza no seu Blog que não seja da sua autoria, deverá ser rigorosamente referenciada no que diz respeito às duas fontes (bibliográficas, web, etc.), ao nome dos seus autores, ano, etc.

3. Avaliação
O Aluno será avaliados pela qualidade dos conteúdos colocados online.
O blog será ainda veiculo de avaliação de todos os outros exercícios lançados para o Semestre.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.