euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

HouseLife

Ainda a propósito de Bibliotecas, valerá a pena conhecer a da Casa de Bordéus (1998) de Rem Koolhaas (que passa a figurar na nossa coluna de arquitectos). As imagem fazem parte de um file de Ila Bêka e de Louise Lemoîne, precisamente sobre a obra do Office for Metropolitan Architecture.



É um filme soberbo sobre uma das mais surpreendentes obras de arquitectura contemporânea.
Koolhaas Houselife, que fez parte da selecção oficial do XI Festival de Cinema de Veneza, oferece-nos um retrato do quotidiano da casa a partir do ponto de vista de Guadalupe Acebo, a empregada doméstica.
A edição, disponível em Português, inclui um livro com textos, desenhos e imagens da obra. Absolutamente imperdível.

1 comentário:

Vera Silva disse...

Aos meu colegas do 4º ano, acerca de bibliotecas, pssem uma vista de olhos na obra de "António Belém Lima" - Biblioteca Municipal de Vila Real, "Manuel Taínha" - Biblioteca Municipal de Viseu.

"...sugiro um olhar sobre a cidade, não como uma situação estática mas relacionando-a com o território de suporte, e ver a obra como um processo de continuidade, sem grandes rupturas..." by Manuel Taínha

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.