euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Projecto

Exercício 2

Duração
1º Semestre do Ano Lectivo 08/09

Tipo
Individual

Data de Entrega Provisória
16 de Dezembro 2008

Data de Entrega Definitiva
5 de Janeiro de 2009

1. Descrição
O Aluno deverá apresentar no final do exercício um projecto ao nível de um Estudo Prévio (esc.1/200) que integre a Biblioteca Pública e Arquivo da Região Centro (Atelier VII, sob a Coordenação do Regente da Cadeira de Projecto do 4º Ano) e o Hotel (Atelier V, sob a Coordenação do Regente da Cadeira de Projecto do 3º Ano), ambos integrados num Parque a criar no topo sul da Área Geral de Intervenção (Condeixa), junto ás Ruínas de Conimbriga.
Um e outro edifícios serão desenvolvidos individualmente.
Deverá no entanto ser estabelecido pelo colectivo de Alunos perímetro de intervenção geral; que será ponto à discussão do grupo de trabalho dos Ateliers VI e VII.
Após a fixação de uma área de intervenção serão organizados grupos de trabalho, compostos por 2 a 4 alunos que deverão obrigatoriamente conter elementos de ambos os Ateliers.
Cada um destes grupos será responsável por delinear uma estratégia de zonamento e de ocupação da área anteriormente definida; designada a partir de agora por Parque Cultural de Conimbriga; que deverá ser entregue à esc. 1/1000 ou 1/2000.
A partir da definição do Plano Geral de Intervenção a cada aluno caberá desenvolver o Projecto, a desenvolver obrigatoriamente à esc. 1/200.
De notar que cada projecto terá continuidade no segundo semestre; pelo que o Aluno deverá referir uma área que será objecto de posterior desenvolvimento.

2. Metodologia
Semanalmente serão feitos Pontos de Situação do trabalho, com apresentações orais seguidas de debates, que deverão ser acompanhados por todo o corpo discente.
Cada aluno será não apenas responsável pelo desenvolvimento e apresentação do seu Projecto, como também pelo Apoio Tutorial a um outro aluno e, ainda, por ser (a par do Regente da Cadeira) Crítico de um 3º trabalho.
O estabelecimento do grupo de Alunos (autor/tutor/crítico) será determinado pelo Regente da Cadeira.

3. Desenvolvimento dos Trabalhos
O Aluno deverá adequar o desenvolvimento dos trabalhos de modo a cumprir os objectivos delineados na Calendarização Geral; de modo a possibilitar a possibilitar a discussão de pontos comuns a todo o corpo discente nas datas previstas.

4. Calendarização dos Trabalhos
Análise da área de intervenção e levantamento das suas principais características; com apresentação de desenhos de análise, colagens, referências, e outros (trabalho colectivo, com proposta única para os Ateliers V e VII, até 30/09/08);
Definição de uma estrutura organizativa para o Parque Cultural de Conimbriga, com apresentação de Peças Desenhadas (esc. 1/5000, 1/2000, 1/1000), maquetas, colagens, fotografias aéreas, etc. o desenho final do parque será apresentado à esc. 1/1000 ou 1/2000, apoiado por uma Maqueta (trabalho de grupo, com apresentação do uma proposta por Grupo de Trabalho, até 7/10/08);
Definição de uma Implantação do(s) edifício(s); a desenvolver através de peças desenhadas e maquetas de estudo, escalas 1/1000 e 1/500 (trabalhos individuais, com apresentação de uma proposta por Aluno, até 14/10/08)
Definição de um Modelo de Desenvolvimento do Projecto e/ou Conceito de Intervenção; com apresentação Livre (trabalhos individuais, com apresentação de uma proposta por Aluno, até 28/10/08);
Desenvolvimento do Projecto, através de suportes desenhados à esc. 1/500 e 1/200, bom como modelos tridimensionais em computador, maquetas, ou outros meios considerados adequados (trabalhos individuais, com apresentações nos Pontos de Situação definidos em Calendarização Geral do Semestre)
Apresentação Provisória do Projecto
, através de peças Desenhadas rigorosas à esc. 1/200, com apoio de Maquetas de estudo e outros elementos considerados necessários pelo aluno (trabalho individual, com apresentação de uma proposta por Aluno a 16/12/08); e
Apresentação Final do Projecto
, através de peças desenhadas rigorosas, á esc. 1/200 (plantas, cortes, alçados) e uma área de projecto á esc. 1/100, incluido maqueta final rigorosa á esc. 1/200, modelos tridimensionais, memória descritiva e justificativa da solução e respectivo quadro de áreas (trabalho individual, com apresentação de uma proposta por Aluno a 5/1/09).
5. Material
O Aluno deverá munir-se do material que considere mais adequado para o desenvolvimento e apresentação de todas as fases do exercício.
Refira-se no entanto que, para a apresentação e discussão semanal do Projecto (ver Pontos de Situação em Calendário Geral do Semestre), o Aluno deverá usar unicamente folhas normalizadas formato A1, em vegetal e/ou em papel opaco, em cartaz a afixar nas paredes.
Serão aceites desenhos, colagens, fotomontagens, etc.; bem como modelos tridimensionais (maquetas) que ajudem à discussão dos projectos.
Todos os documentos escritos deverão ser redigidos em computador.

6. Avaliação
A avaliação é contínua, baseada nos Pontos de Situação semanais; sendo o aluno avaliado não apenas pela qualidade do seu projecto, mas também pela forma de acompanhamento do seu colega (de quem será Tutor) e pela forma que analisa e critica um outro colega (de quem será, junto com o Regente da Cadeira, responsável pela avaliação qualitativa do respectivo projecto).
A avaliação final será feita ainda com base no acompanhamento do Processo de Projecto (ver Exercício III), bem como pelas peças da Entrega Final.

7. Programa
O programa funcional de cada edifício (Biblioteca para o Atelier VII, Hotel para o Atelier V), será posto a disposição dos Alunos por cada um dos respectivos Regentes de Cadeira.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.