euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Nota Final de Avaliação Semestre I, 2008/2009

As notas foram obtidas com a soma das parcelas relativas aos vários exercícios curriculares do Semestre; cujos pesos relativos são os seguintes:
Exercício 1 - 15%
Exercício 2 - 35%
Exercício 3 - 15%
Exercício 4 - 10%
Exercício 5 - 10%
Exercício 6 - 10% (Não aplicável ao Atelier V)
Exercício 7 - 5%
Como metodologia de avaliação final foi anulado o peso específico do Exercício 7 (que nenhum aluno cumpriu); tendo da mesma forma sido estabelecida, para o Atelier V, a proporcionalidade aritmética de modo à soma das pesos parcelares de cada Exercício corresponderem a 100% (isto porque o exercício 6, que valia 10%, não faria parte do curriculum académico do Atelier V).

Entendeu da mesma forma o Corpo Docente reduzir em 2 pontos a nota final obtida pela soma aritmética a todos os Alunos que não cumpriram a Entrega Final e que não estiveram presentes na Sessão Final de Avaliação Contínua (5 Jan.).

As notas finais dos Alunos dos Atelier V e Atelier VII para o ano lectivo 2008/2009, são as seguintes:

Ana Rita Diogo 6 (atelier V), Reprovada
Exercício I (15%) 12,21
Exercício II (35%) 5,50
Exercício III (15%) 10,45
Exercício IV (10%) 12,98
Exercício V (10%) 0
Exercício VI (não aplic.)
Exercício VII (5%) 0
Total (1+2+3+4+5+6+7) 6,66
Total Majorado (1+2+3+4+5) 7,79
Total Final 5,79
Daniel Santos 9 (atelier VII), Reprovado
Exercício I (15%) 14,50
Exercício II (35%) 9,25
Exercício III (15%) 14,58
Exercício IV (10%) 15,7
Exercício V (10%) 9,44
Exercício VI (10%) 0
Exercício VII (5%) 0
Total (1+2+3+4+5+6+7) 10,11
Total Majorado (1+2+3+4+5+6) 10,64
Total Final 8,64
Joana Labela 7 (atelier VII), Reprovada
Exercício I (15%) 13,20
Exercício II (35%) 8,45
Exercício III (15%) 10,43
Exercício IV (10%) 11,90
Exercício V (10%) 10,35
Exercício VI (10%) 0
Exercício VII (5%) 0
Total (1+2+3+4+5+6+7) 8,72
Total Majorado (1+2+3+4+5+6) 9,18
Total Final 7,18
Mónica Marinheiro 7 (atelier VII), Reprovada
Exercício I (15%) 11,35
Exercício II (35%) 9,35
Exercício III (15%) 9,43
Exercício IV (10%) 12,10
Exercício V (10%) 9,95
Exercício VI (10%) 0
Exercício VII (5%) 0
Total (1+2+3+4+5+6+7) 8,50
Total Majorado (1+2+3+4+5+6) 8,95
Total Final 6,95
Pedro Banaco 10 (atelier V), Aprovado
Exercício I (15%) 12,43
Exercício II (35%) 12,60
Exercício III (15%) 8,75
Exercício IV (10%) 6,16
Exercício V (10%) 0
Exercício VI (não aplic.)
Exercício VII (5%) 0
Total (1+2+3+4+5+6+7) 8,20
Total Majorado (1+2+3+4+5) 9,64
Total Final 9,64
Sandrine Portas 8 (atelier VII), Reprovada
Exercício I (15%) 8,60
Exercício II (35%) 8,45
Exercício III (15%) 9,63
Exercício IV (10%) 11,50
Exercício V (10%) 11,80
Exercício VI (10%) 0
Exercício VII (5%) 0
Total (1+2+3+4+5+6+7) 8,02
Total Majorado (1+2+3+4+5+6) 8,44
Total Final 8,44
Vera Silva 6 (atelier V), Reprovada
Exercício I (15%) 9,13
Exercício II (35%) 4,56
Exercício III (15%) 8,36
Exercício IV (10%) 12,98
Exercício V (10%) 9,45
Exercício VI (não aplic.)
Exercício VII (5%) 0
Total (1+2+3+4+5+6+7) 6,65
Total Majorado (1+2+3+4+5) 7,82
Total Final 5,82

3 comentários:

Anónimo disse...

professor bom dia !!

Quero deixar a minha opinião registada sobre o primeiro semestre, antes de mais quanto o seu reparo em relação ao meu abandono na cadeira leccionada pelo professor quero dizer que não acho correcto mencionar tal facto, pois este faz parte da minha vida íntima e privada, a decisão fez parte da minha vida, somente da minha, e de mais ninguém...
Quanto às elações tiradas pelo professor relativamente às minhas nao concordo que as exponha, não por razões de vergonha mas por questões de valores, o professor pode me chamar de resistente, pode pensar porque é livre para pensar, mas tou sou livre para dizer que não concordo, tenho direito à minha própria escolha.
A minha escolha passa por dizer que nao me identifico com este tipo de método pedagógico,pois para mim é humilhante ver as nossas fragilidades expostas, sim porque todos nós as temos, mas cabe nós decidir a quem as queremos revelar,cabe também a nós dizer com todas as letras o que sentimos, cabe a nós nao sermos hipócritas ao estarmos a dizer uma coisa e sentir outra.
Ao dizer que concordamos quando não concordamos, e acima de tudo como seres humanos e perante tantas opiniões distintas, apenas cabe a nós respeitá-las até ao seu mais ínfimo pormenor.
Respeito os valores que o professor defende mesmo que não me identifique com eles, e sinceramente no que diz respeito ao seu método e especialmente ao blog de facto nao me identifo minimamente,assim peço-lhe com o todo o respeito que todas as opiniões tecidas pelo professor ao meu respeito sejam completamente apagadas.


os melhores cumprimentos ~

Ana Diogo

Pedro Machado Costa disse...

Cara Ana Diogo,

antes de mais Bom Dia! e Bom Ano também.
Agrada-me ver que acompanha o Atelier; facto esse só possivel pela existência da rede de Blogs em torno do of.Beauty.and.Consolation.
Em relação às questões que levanta, peço-lhe que seja mais específica em relação ao que julge ser incorrecto da minha parte.
Não me parece que que tenha tecido em lado algum desde Blog qualquer tipo de opinões a seu respeito. As afirmações que publico procuram apenas sintetizar a leitura que consegui ter acerca do trabalho de todos os alunos, fazendo uma análise crítica dos projectos e dos métodos de cada um; procurando alertar o aluno para aquilo que são os seus erros e as suas falhas (apenas e só) a nível académico.
Quando referi (e cito) "O abandono extemporâneo do Atelier por parte de Ana Rita não terá permitido entender a capacidade da aluna em aplicar um método de projecto; impossibilitando por isso qualquer tipo leitura sobre as suas reais capacidades"; quero apenas dizer isso mesmo: que o abandono da Ana Rita da Cadeira não permitiu de facto coligir informação suficiente por parte dos Docentes, que lhes pudesse dar a entender os pontos fortes e fracos do seu método, impossibilitando dessa forma agir pedagigicamente sobre as sua dificuldades específicas; impedindo de certo modo que cumpríssemos no nosso objectivo comum, que é auxiliar o aluno no seu percurso académica, de modo a dotá-lo de capacidades que lhe possibilitem responder às exigências disciplinares - técnicas c culturais - próprias do acto de projectar arquitectura. E, em todo o caso, parece-me a mim que a referência ao seu abandono extemporâneo do Atelier refere um dado importante na sua avaliação; não entrando nunca em qualquer campo da sua vida íntima e privada.
Em relação ao restante texto, não percebi muito bem onde quer chegar.
Nunca pretendemos fazer considerações pessoais sobre uma ou outra pessoa - seja Aluno, ou não -, mas apenas considerações sobre o tipo de resposta que o Aluno terá dado em relação a determinado exercício: se foi positivo, ou se foi menos bom; explicitando as razões que nos levam a proceder a tal avaliação; procurando sempre que possivel referir aqueles pontos em que o Aluno pode (deve) dirigir a sua atenção, de modo a atingir patamares de exigência e de qualidade no(s) seu(s) métodos (de investigação ou de projecto), e com eles saber lidar com um leque abrangente de problemas, que são os problemas típicos da actividade própria da arquitectura.
Como já lhe tive opurtunidade de lhe explicar, a publicação da análise de um determinado trabalho permite a existência de um registo que possilita ao Aluno, e também a todo o Atelier, perceber o tipo de avaliação que lhe é feita; obrigando o Corpo Docente a expôr a a sua análise, e a explicar as razões do lançamento de uma determinada nota. Porque é através deste registo (público, e por tal, claro) que o Aluno perceberá as razões que levaram a que o seu trabalho fosse considerado positivo ou negativo; o que, por princípio, ajudaria o próprio Aluno a evoluir. E, em simultâneo, a publicação no Blog de notas e respectivas análises críticas a um determindo trabalho académico (que também é colocado on-line) possibilita que toda a Escola possa ter um conhecimento alargado sobre o quotidiano do Atelier; possibilitando até que o Corpo Docente dos Atelier V e VII - o Professor Pedro Cordeiro e eu próprio - sejamos avaliados e responsabilizados pelos (eventuais) erros que façamos.
A intenção é óbvia: tornar pública a nossa actividade, de modo a tornar claro para todos o nosso método de ensino e o nosso método de avaliação. Porque acredito que é desta forma que podemos ambicionar uma escola de arquitectura melhor, onde alunos e professores se empenhem, cuja consequência desse empenhamento seja a obtenção de uma excelência profissional de todos aqueles que decidiram estudar no Departamento de Arquitectura da EUVG.
E no entanto se a Ana Rita julgar que há algum "post" que refira a algo relativo á sua pessoa que não se enquadre em critérios puramente académicos, diga-me por favor onde isso é feito. E nesse caso serei o primeiro a admitir o erro, devendo retratar-me e pedir-lhe desculpas pelo facto, retirando imediatamente todas essas referências que diz existir.
Aguardo por isso sua resposta.
Com consideração

Pedro Machado Costa

sua pessoa de uma outra forma que não a

Anónimo disse...

professor boa noite !!

Quando me refiro às opiniões tecidas pelo professor, nao me refiro às pessoais sim porque a única que considero pessoal é quando salienta, o meu abandono extemporâneo da sua aula, mas sim aos conteúdos académicos tecidos à minha pessoa.

Não quero maneira nenhuma que me peça desculpa de alguma coisa, apenas quero que compreenda e respeite os valores que defendo, e o que concordo ou nao; respeito como disse o seu método pedagógico, mas como ser livre que sou, volto a dizer que não me identifico, e por isso lhe pedi respeitosamente que retirasse todas as informaçoes a nível académico da blog, nao poderiam ser outras informações a não serem estas.

Aqui existem duas opiniões distintas a minha e a do professor, mas estaria a enganar-me a mim própria se lhe dissesse que queria continuar a ver as minhas informações académicas expostas, simplesmente não quero.Penso que é um direito que me assiste.

Assim professor gostaria que apagasse tudo a meu respeito, como é óbvio a nível académico.

os melhores cumprimentos


Ana diogo

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.