
Outra Biblioteca que (até agora) nos era desconhecida; da autoria de Enric Miralles: a biblioteca publica de Pallafols, na Catalunha.
O projecto é de 1997, mas só veria a sua conclusão uma década depois, já depois da morte do seu autor. A obra retoma a aspereza material dos primeiros projectos públicos de Miralles, onde os revestimentos (pobres) param antes do que era suposto; numa espécie de jogo entre o inacabado e um certo decorativismo (com origem no Gaudi, digo eu) que lhe imprime uma possibilidade de leitura próxima dos desenhos do autor, quase bidimensional.
O projecto encontra-se bem documentado no site do atelier EMBT, incluindo plantas e um pequeno vídeo.
3 comentários:
Boa arquitectura, gostei e nem o conhecia... Vou estar atento a este atelier. Espero conhecer mais sobre ele. Já foi adicionado à minha lista de arquitectos internacionais.
Miralles foi, em minha opinião, ao lado de homens como Fisac, de de la Sota ou Coderch, um dos mais significativos criadores de arquitectura do séc. XX em Espanha; e um dos mais singulares também. A meu ver Miralles tornava-nos Gaudi explicável.
Fica prometida uma aula sobre a obra de Miralles então.
Mas entretanto julgo que será mais útil olhar para as El Croquis publicadas sobre ele (há uma que reúne 2 números) do que ficar pelo site, que pouco ajuda a perceber a matéria de trabalho do catalão.
Eu tenho essa el croquis, e fiquei a conhecer um pouco melhor a arquitectura de Miralles durante o mês de Dezembro(quando comprei a revista), e sem dúvida que é muito interessante!
Enviar um comentário