euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Biblioteca Publica de Pallafols














Outra Biblioteca que (até agora) nos era desconhecida; da autoria de Enric Miralles: a biblioteca publica de Pallafols, na Catalunha.
O projecto é de 1997, mas só veria a sua conclusão uma década depois, já depois da morte do seu autor. A obra retoma a aspereza material dos primeiros projectos públicos de Miralles, onde os revestimentos (pobres) param antes do que era suposto; numa espécie de jogo entre o inacabado e um certo decorativismo (com origem no Gaudi, digo eu) que lhe imprime uma possibilidade de leitura próxima dos desenhos do autor, quase bidimensional.

O projecto encontra-se bem documentado no site do atelier EMBT, incluindo plantas e um pequeno vídeo.

3 comentários:

Daniel dos Santos disse...

Boa arquitectura, gostei e nem o conhecia... Vou estar atento a este atelier. Espero conhecer mais sobre ele. Já foi adicionado à minha lista de arquitectos internacionais.

Pedro Machado Costa disse...

Miralles foi, em minha opinião, ao lado de homens como Fisac, de de la Sota ou Coderch, um dos mais significativos criadores de arquitectura do séc. XX em Espanha; e um dos mais singulares também. A meu ver Miralles tornava-nos Gaudi explicável.
Fica prometida uma aula sobre a obra de Miralles então.
Mas entretanto julgo que será mais útil olhar para as El Croquis publicadas sobre ele (há uma que reúne 2 números) do que ficar pelo site, que pouco ajuda a perceber a matéria de trabalho do catalão.

Anónimo disse...

Eu tenho essa el croquis, e fiquei a conhecer um pouco melhor a arquitectura de Miralles durante o mês de Dezembro(quando comprei a revista), e sem dúvida que é muito interessante!

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.