euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

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Enunciado do Exame 1º Semestre 08/09

Exame de Final de Semestre
Data: 27 de Janeiro de 2009

O Exame tem a duração de 2:30, com inicio pelas 10:45, final pelas 13:15, com tolerância de 15m.
Poderá ser consultada Bibliografia de apoio.
O Exame é pontuado de 0 a 20.
O aluno deverá optar por responder apenas a uma das duas últimas questões (Questão 6 ou Questão 7)


Questão 1 (4 pontos)
La faculte d’Architecture de Porto fut commandée et dessinée en deux phases. La première correspond á une proprieté anglaise comprenant d’anciennes écuries et une villa qu’Alvaro Siza renova na 1985, en même temps qu’il réalisait le Pavillion Carlos Ramos. La seconde (…) occupe un terrain triengulaire, adjacent à L’Ouest. La plan de situation represente ainsi deux espaces contigus. Tandis que le premier, cerne par un mur, dispose trois édifices dans un jardin, ls volumes du second ne dèpendent d’aucune limite matérielle: sueles tros lignes représentées en pointillés et formant un triangle régulent le trace d’une composition apparemment disparate.

Landauer, P., Ecole d’Architecture de Porto, in AAVV L’Architecture d’Aujour’hui 278, Dec. 1991, pp. 69-80

O complexo [da Faculdade de Arquitectura do Porto] foi concebido como uma espécie de acrópole cujos elementos estão alinhados segundo directrizes que seguem a topografia do local (…)

Llano, P & Castanheira, C. (Ed.) , Álvaro Siza – Obras e Projectos, Electa, 1996; p. 126.


























Com base na planta de implantação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e na imagem, e servindo-se da informação disponibilizada na Bibliografia de suporte, descreva os princípios de composição e do esquema organizativo do complexo; analisando e reflectindo, entre outros aspectos: as razões do fragmentação do programa nos blocos a sul por oposição ao maciço construído a norte;o dimensionamento e as proporções dos vários blocos; a relação entre programa funcional e posicionamento relativo dos edifícios, bem como a organização interna dos mesmos; a relação entre as pré-existências e o projecto da nova escola; a proposta paisagista e urbana subjacente ao projecto.


Questão 2 (2 pontos)
















Descreva sucintamente o Pavilhão Carlos Ramos e registe a sua interpretação pessoal sobre a relação entre a tipologia do edifício, sua morfologia, e as funções que abriga.


Questão 3 (2 Pontos)

















(…) the Leça da Palmeira pool breaks down into five closely interrelated elements, moving, in sequence, from the land to the ocean.
Frampton, K., Poesis and Transformation, in Professione Poética, Electa, 1986; pp. 10- 23.

Fale-nos da relação entre a Piscina de Leça e a paisagem envolvente, descrevendo aquilo que no seu entender é estruturante do projecto.


Questão 4 (4 pontos)

De entre os projectos de Bibliotecas de Siza Vieira (Biblioteca da Universidade de Aveiro, Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Biblioteca de Paris, Biblioteca da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) escolha aquela que maior interesse lhe suscita; descrevendo e particularizando os aspectos que considera serem mais relevantes.
Poderá, entre outros, falar das relações entre o edifício e sua envolvente, da sua organização interna e da distribuição de funções, da relação entre interior e exterior e do modo como a luz natural é controlada.


Questão 5 (4 pontos)

Fale-nos de um edifício ou projecto de Siza que considere significativo para a sua formação enquanto arquitecto, referindo as razões da sua escolha.


Questão 6 (4 Pontos, de resposta optativa com Questão 7)












Sabendo que o hiato temporal entre os projectos das Piscinas de Leça e a Casa de Chá Boa Nova (ambos em Matosinhos) é relativamente curto, e tendo em conta que um e outro projectos se encontram face a uma geografia e paisagem similares; pede-se ao Aluno que reflicta sobre a (aparente) distância que ambos os edifícios demonstram em relação á estratégia de projecto teve para um e outro, e também sobre as suas diferenças em termos de linguagem.
O Aluno poderá referir outras obras e outros autores que considere terem influenciado os projectos referidos.


Questão 7 (4 Pontos, de resposta optativa com Questão 6)

Na sua obra Modern Architecture – A Critical History, o historiador Kenneth Frampton refere a obra de Siza Vieira em dois capítulos distintos: Critical Regionalism (Cap. 5) e World Architecture (Cap. 6).
No entanto sabemos a distancia teórica entre a prática de uma arquitectura relacionada com um determinado lugar e uma determinada cultura (o Regionalismo Crítico), e uma outra direccionada para obras que se disseminam pelo mundo, cujo valor está intrinsecamente ligado a uma imagem de marca de uma determinado autor, independentemente do local da sua construção.
Pede-se ao Aluno que interprete criticamente o posicionamento de Frampton sobre a obra de Siza. Se necessário o Aluno poderá tomar partido por uma das duas possíveis leituras que o Historiador faz – devendo para isso procurar contradizer a teoria de Frampton; podendo citar exemplos de projectos e obras da autoria do Arquitecto.

Poderá fazer aqui download do Enunciado em formato PDF

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Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

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Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

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