Tipo
Individual
Data de Lançamento
9 de Setembro de 2008
Entrega provisória
21 de Outubro de 2008
Entrega Definitiva
28 de Outubro de 2008
Material (por aluno)
1 Folha de cartão Bristol ou Duplex, Cor Branca, dim. 28x20cm (base)
1 Folha de cartão Canson, Cor Cinza Clara, dim. 28x20cm
1 Folha de cartão Canson, Cor Cinza Escura, dim. 28x20cm
1 Folha de cartão Canson, Cor Negra, dim. 28x20cm
X-Acto
Esquadro 45º
Régua
Cola
1. Descrição
Deverá ser traçada uma malha quadrada, com 2c, de lado, da Base de Cor Branca.
Sobre esta Base deverá ser elaborada uma composição a partir da colagem de rectângulos e/ou quadrados modulados com a dimensão base de 2x2cm e respectivos múltiplos; devendo usar-se um ou mais tons disponíveis (Cinzas e Negro).
Não é aceite o uso de qualquer forma geométrica que não a referida anteriormente.
Não é aceite a sub-divisão e/ou alteração da malha predefinida.
Será previamente estabelecida uma composição linear que englobe a totalidade dos trabalhos, de tal forma que a cada uma das colagens se confronte sequencialmente, a partir das suas laterais de menor dimensão, com outras duas colagens.
Desse modo cada um dos alunos deverá não apenas ser capaz de criar uma composição bi-dimensional estruturada e equilibrada, baseada numa regra e/ou hierarquia por ele definida; mas também (sobretudo) adequa-la ás regras estabelecidas pelas composições vizinhas.
No final do exercício deverá obter-se um plano formado pela soma de todas as composições individuais; que será objecto de discussão e avaliação.
2. Objectivo
O Aluno deverá ser capaz de desenvolver e apresentar uma colagem com base em elementos simples, cuja organização estabeleça porém um grau de complexidade compositiva determinada a partir de conceitos próprios; sem recorrer no entanto a qualquer narrativa para lá da própria identidade abstracta que lhe dá origem.
Deverá ser tida em conta a organização da área disponível, bem como o estabelecimento de uma relação cromática entre suporte e conteúdos; atribuindo-se-lhe a capacidade de exprimir um conceito organizativo claro.
o aluno deverá ser capaz de integrar no seu próprio trabalho outras lógicas, e com isso enriquecer a sua própria composição.
3. Avaliação
3.1 Individual
Será avaliada a capacidade de definição de regra e/ou hierarquia compositiva e sua aplicação, bem como o domínio da escala e de relações escalares, de composição cromática e compreensão abstracta.
Será ainda avaliada a capacidade de comunicação de cada autor com os autores dos trabalhos de lhe dão sequência, bem como a capacidade de influenciar o trabalho dos restantes colegas.
3.2 Em grupo
Será debatida a qualidade final da composição, cuja avaliação deverá ser feita com base na coerência do resultado final obtido.
A avaliação colectiva será feita pelo próprio grupo de alunos, que deverá ser capaz de referir as falhas e virtudes da composição.
Sem comentários:
Enviar um comentário