Tipo
Individual
Data de Lançamento
7 de Outubro de 2008
Entrega Provisória
2 de Dezembro de 2008
Entrega Definitiva
9 de Dezembro de 2008
1. Descrição
Trata-se de um registo gráfico e textual do percurso académico do Aluno desde o seu primeiro ano.
O Portfolio deve ser um instrumento capaz de apresentar esse percurso de forma clara e sintética; servindo simultaneamente de arquivo dos trabalhos executados e a executar até ao final do Mestrado.
Pretende-se obter um booklet que explique por si só o perfil do Aluno, as suas capacidades operativas e o resultado dos seus trabalhos académicos, baseando-se numa visão necessariamente pessoal e crítica; pelo que o seu formato e o seu conteúdo serão aqueles que o Aluno entender com mais eficazes no sentido de expressar o seu posicionamento perante a Arquitectura e a própria Escola.
O Portfolio deve ser entendido como um documento em aberto; passível se ser revisto e aumentado à medida do desenvolvimento do próprio Aluno.
2. Objectivos
O objectivo final do exercício é a obtenção de um Documento de Síntese que reflicta o mais rigorosamente possível o curriculum (académico) de um Aluno; demonstrando as suas aptidões, as suas dúvidas e, sobretudo, o seu universo pessoal enquanto autor de arquitectura.
Procura-se dessa forma dotar o Aluno de capacidade de síntese, de (auto) representação, e de formação de um discurso disciplinar próprio; ao mesmo tempo que se desperta para a importância da comunicação.
Por fim procura-se dotar o Aluno de capacidade em operar em diferentes áreas, nomeadamente o Design Gráfico; aproximando-o dessa forma de uma outra realidade arquitectónica que é a da actividade editorial.
3. Metodologia
O Exercício é totalmente livre, pelo que deverá o Aluno ser capaz de definir a sua própria metodologia de trabalho, adequando-a às características do seu trabalho.
É no entanto aconselhável uma investigação prévia em torno de livros de autores; isto é: Livros de Arquitectura da autoria dos próprios arquitectos.
Não se pretende avaliar a qualidade dos conteúdos; mas antes a forma de os tornar coerentes entre si, e de os comunicar a terceiros.
É dada relevância ao rigor do registo, à capacidade de síntese, à capacidade de inovação gráfica e à capacidade de estruturar um Portfolio.
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