Em relação ao Ponto de Situação realizado no passado dia 21 de Out., sobre o Exercício 3 (EUVG Blogspot), apresenta-se agora relatório sobre o estado das artes.
A existência de uma rede de blogs entre alunos e professores constitui, quanto a nós, um instrumento único no acompanhamento do processo de aprendizagem; potenciando uma natural continuidade das aulas, acrescentar-lhes informação que as complementem; com todas a vantagem que as plataformas multimédia nos oferecem.
O Blog de cada Aluno permite comunicar o processo de trabalho de forma rápida e eficaz; possibilitando reacções por parte dos seus colegas, e também dos seus professores.
Evidentemente que o Blog procura também ser um meio de cadastro, devendo por isso incluir todas aquelas informações com relevância cientifica; como se cada Blog fosse uma espécie de bloco de notas com registos gráficos, escritos, fotográficos ou outros, que o aluno entenda serem ilustrativos do processo de desenvolvimento.
Tratando-se de um instrumento científico, os registos colocados no Blog terão necessariamente de fazer referência ás suas fontes; possibilitando dessa forma aos leitores o acompanhamento e o desenvolvimento epistemológico de cada autor.
Os registos são de certa forma incompletos (nunca refere a importância – para ela ou para os outros – da informação que disponibiliza, não acrescenta nenhuma opinião ás imagens que publica, e quase nunca revela o processo de trabalho que a conduziram aos resultados apresentados).
O Blog publicou informação sem o necessário registo de fontes; tendo inclusivamente difundido informação errónea.
É no entanto satisfatório o crescente envolvimento de Ana Rita Diogo com o blog, e a constante procura em ter eco do seu trabalho; julgando-se que os erros cometidos tem sido corrigidos no decurso do desenvolvimento do trabalho.
Graficamente o trabalho é satisfatório; denotando-se cuidado ao nível das imagens que publica.
O abordagem é, por tudo isso, considerada positiva; adivinhando-se um crescente aumento de qualidade nos próximos tempos.
Não existem Links aos restantes blogs das redes, nem etiquetas, nem qualquer tipo de referências a outros assuntos.
Denota-se pouco cuidado a nível gráfico.
De certa forma o Blog reflecte o envolvimento da Aluna no Atelier; aconselhando-se por isso uma mudança de atitude no modo como a autora investe no seu desenvolvimento académico.
Salienta-se o cuidado demonstrado no registo das fontes de informação, e também o cuidado gráfico.
O modelo de trabalho é positivo, devendo Joana Labela ser mais regular no registo do seu processo de trabalho.
Aconselha-se a uma maior regularidade de trabalho.
O domínio técnico é bastante satisfatório (veja-se a possibilidade de tradução para inglês e francês), o que permite a Daniel transformar o seu Blog num óptimo portal de informação; cujo teor abrange um leque alargado de temas (refira-se os links ao New Architectural Expression, ao Ultimas Reportagens, ao decano Death by Architecture, ou à Barriga de um Arquitecto), demonstrado a capacidade de abarcar assuntos que vão muito para além daquilo que é o teor pedagógico, oferecendo-nos oportunidade de assistir a debates, investigações e preocupações que são fontes constantes de informação.
Aponte-se o registo quotidiano no blog, com inclusão do seu processo de trabalho, o que terá permitido a discussão de soluções entre professor e aluno; com consequências positivas para o seu próprio projecto. Registe-se ainda a intervenção em blogs de outros alunos, o que possibilitou influenciar positivamente o desenvolvimento dos seus trabalhos.
Considera-se extremamente útil a publicação de informação recolhida anteriormente (veja-se o Post sobre Buckminster Fuller), como também as anotações sobre os sítios a visitar em Lisbon Story, e a própria preparação para o respectivo exercício.
Por fim refira-se que Daniel Santos regista o maior número de afluências ao of Beauty and Consolation, e também o maior número de intervenções.
Alguns erros a apontar passam pela não inclusão de fontes de investigação e/ou bibliográficas; que o Aluno tem vindo a corrigir.
Aconselha-se a um (grande) investimento no processo de trabalho e seu registo.
A Pureza na Arquitectura (E) aponta no mesmo sentido, não estabelecendo qualquer hipótese de acompanhamento do quotidiano académico de Sandrine Portas.
É no entanto que referir o artigo (publicado posteriormente ao ponto de situação de 21 de Out., não tendo por isso sido objecto de avaliação) sobre Zumthor que, embora não tivesse acrescentado nada ao que já foi referido sobre o autor, permitiu-nos aceder com facilidade, honestidade, e curiosidade ao Atmosferas.
Há algo de pouco arquitectónico no aspecto geral do Blog, cujo lado positivo é, apesar de tudo, demonstrar um ponto de vista pessoal sobre a disciplina.
Tal como em outros casos, aconselha-se um registo contínuo e quotidiano do processo de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário