euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

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EUVG BlogSpot

Em relação ao Ponto de Situação realizado no passado dia 21 de Out., sobre o Exercício 3 (EUVG Blogspot), apresenta-se agora relatório sobre o estado das artes.

A existência de uma rede de blogs entre alunos e professores constitui, quanto a nós, um instrumento único no acompanhamento do processo de aprendizagem; potenciando uma natural continuidade das aulas, acrescentar-lhes informação que as complementem; com todas a vantagem que as plataformas multimédia nos oferecem.
O Blog de cada Aluno permite comunicar o processo de trabalho de forma rápida e eficaz; possibilitando reacções por parte dos seus colegas, e também dos seus professores.
Evidentemente que o Blog procura também ser um meio de cadastro, devendo por isso incluir todas aquelas informações com relevância cientifica; como se cada Blog fosse uma espécie de bloco de notas com registos gráficos, escritos, fotográficos ou outros, que o aluno entenda serem ilustrativos do processo de desenvolvimento.
Tratando-se de um instrumento científico, os registos colocados no Blog terão necessariamente de fazer referência ás suas fontes; possibilitando dessa forma aos leitores o acompanhamento e o desenvolvimento epistemológico de cada autor.

Tendo em conta os objectivos descritos no enunciado geral do exercício, nomeadamente no que se refere ao uso do Blog como instrumento de registo da abordagem metodológica de cada Aluno, mas também do seu processo de trabalho e de aprendizagem (que ultrapassa em muito o ambiente académico), observa-se de modo geral pouco empenho no uso operativo da internet enquanto meio de investigação e, sobretudo, enquanto meio de registo processual.

Observa-se do mesmo modo pouco envolvimento com a disciplina, visível sobretudo nas actividades não directamente relacionadas com a academia; e também a pouca disponibilidade ou mesmo curiosidade intelectual pela descoberta e pelo conhecimento; facto esse com obvias repercussões na estrutura cultural de cada aluno.

Relembra-se que o Blog, tal como definido no enunciado do exercício 3, será o veiculo de registo do(s) processo(s) de trabalho; sendo que a sua avaliação percorrerá todos os restantes exercícios.

Faz-se agora o ponto de situação de cada blog em particular:

O Mundo um Quadro Pintado! (C) tem procurado registar de forma regular o processo de Ana Rita Diogo, quer a nível do Exercício 1 (Cadavre Exquis), quer a nível de informação que a Aluna julga útil para o desenvolvimento dos restantes exercícios.
Os registos são de certa forma incompletos (nunca refere a importância – para ela ou para os outros – da informação que disponibiliza, não acrescenta nenhuma opinião ás imagens que publica, e quase nunca revela o processo de trabalho que a conduziram aos resultados apresentados).
O Blog publicou informação sem o necessário registo de fontes; tendo inclusivamente difundido informação errónea.
É no entanto satisfatório o crescente envolvimento de Ana Rita Diogo com o blog, e a constante procura em ter eco do seu trabalho; julgando-se que os erros cometidos tem sido corrigidos no decurso do desenvolvimento do trabalho.
Graficamente o trabalho é satisfatório; denotando-se cuidado ao nível das imagens que publica.
O abordagem é, por tudo isso, considerada positiva; adivinhando-se um crescente aumento de qualidade nos próximos tempos.

The Soul Reflection (F) aparenta um (quase) total alheamento das actividades académicas, registando, ao longo de mês e meio de trabalho, três entradas apenas; sem que nenhuma da informação disponibilizada acrescentasse algo à já de si diminuta prestação de Vera Silva nas aulas.
Não existem Links aos restantes blogs das redes, nem etiquetas, nem qualquer tipo de referências a outros assuntos.
Denota-se pouco cuidado a nível gráfico.
De certa forma o Blog reflecte o envolvimento da Aluna no Atelier; aconselhando-se por isso uma mudança de atitude no modo como a autora investe no seu desenvolvimento académico.

Da mesma forma Odyssey in the Architecture (D) é parca em registos, destacando-se apenas o artigo publicado sobre a visita de Joana Labela à Exposição de Peter Zumthor; que é desde logo uma primeira abordagem ao trabalho que desenvolve para o Exercício 4.
Salienta-se o cuidado demonstrado no registo das fontes de informação, e também o cuidado gráfico.
O modelo de trabalho é positivo, devendo Joana Labela ser mais regular no registo do seu processo de trabalho.

Não sendo muito mais activo, NãoAbstracto=Concreto=Cimento Armado (D) estabelece ainda assim uma abordagem pessoal de Pedro Banaco ao exercício, revelando (de forma escassa) os seus pontos de vista sobre algumas questões abordadas nas aulas; nomedamente através da referência aos Livros de Viagem, e também à demosntração da sua proposta para o Exercicio 2.
Aconselha-se a uma maior regularidade de trabalho.

Path to the Architecture (A) é sem dúvida o exemplo mais bem conseguído de um blog de carácter académico, disponibilizando um rol de informação (quase) sempre relacionado com o conteúdo das aulas; procurando ainda, com grande eficácia, transmitir informação que Daniel Santos julga útil para todo o Atelier. É exemplo disso a coluna das Revistas e a coluna dos Arquitectos.
O domínio técnico é bastante satisfatório (veja-se a possibilidade de tradução para inglês e francês), o que permite a Daniel transformar o seu Blog num óptimo portal de informação; cujo teor abrange um leque alargado de temas (refira-se os links ao New Architectural Expression, ao Ultimas Reportagens, ao decano Death by Architecture, ou à Barriga de um Arquitecto), demonstrado a capacidade de abarcar assuntos que vão muito para além daquilo que é o teor pedagógico, oferecendo-nos oportunidade de assistir a debates, investigações e preocupações que são fontes constantes de informação.
Aponte-se o registo quotidiano no blog, com inclusão do seu processo de trabalho, o que terá permitido a discussão de soluções entre professor e aluno; com consequências positivas para o seu próprio projecto. Registe-se ainda a intervenção em blogs de outros alunos, o que possibilitou influenciar positivamente o desenvolvimento dos seus trabalhos.
Considera-se extremamente útil a publicação de informação recolhida anteriormente (veja-se o Post sobre Buckminster Fuller), como também as anotações sobre os sítios a visitar em Lisbon Story, e a própria preparação para o respectivo exercício.
Por fim refira-se que Daniel Santos regista o maior número de afluências ao of Beauty and Consolation, e também o maior número de intervenções.
Alguns erros a apontar passam pela não inclusão de fontes de investigação e/ou bibliográficas; que o Aluno tem vindo a corrigir.

New Spaces, New Shapes (E) foi, até há pouco tempo, um blog sem qualquer tipo de registo; o que inviabilizou a sua utilidade, quer para a sua autora, Mónica Marinheiro, quer para todos os que acompanham o Atelier.
Aconselha-se a um (grande) investimento no processo de trabalho e seu registo.

A Pureza na Arquitectura (E) aponta no mesmo sentido, não estabelecendo qualquer hipótese de acompanhamento do quotidiano académico de Sandrine Portas.
É no entanto que referir o artigo (publicado posteriormente ao ponto de situação de 21 de Out., não tendo por isso sido objecto de avaliação) sobre Zumthor que, embora não tivesse acrescentado nada ao que já foi referido sobre o autor, permitiu-nos aceder com facilidade, honestidade, e curiosidade ao Atmosferas.
Há algo de pouco arquitectónico no aspecto geral do Blog, cujo lado positivo é, apesar de tudo, demonstrar um ponto de vista pessoal sobre a disciplina.
Tal como em outros casos, aconselha-se um registo contínuo e quotidiano do processo de trabalho.

Como conclusão refira-se que as notas (de A a F) são indicativas do grau de desenvolvimento de cada trabalho; sendo ainda assim, de forma geral, reflexo do valor que cada um dos seus autores tem imprimido aos restantes trabalhos desenvolvidos nos Atelier.


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Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

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Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

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