euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Sobre as exigências curriculares dos Ateliers

Publicam-se agora (pequenos) extractos da Ficha de Unidade Curricular dos Atelier, para o Semestre; de modo a informar os Alunos de alguns dos objectivos e critérios da Cadeira:

Sobre os Objectivos:
(...) procura-se toda o Aluno com capacidades que lhe permitam responder de forma satisfatória ás exigências disciplanr, cultural e social da arquitectura, estimulando a produção e a investigação arquitectónica como forma de as obter.

O Aluno deverá adquirir competências próprias do exercício da actividade de arquitecto, conjugando-as de forma eficaz e profunda com a cultura erudita própria da disciplina, seja teórica ou prática, mas também de todo um conjunto de conhecimento trans-disciplinar que assegura a necessária correlação entre as práticas disciplinares e sua utilidade social.

Procura-se da mesma forma ajudar a construir um sistema de pensamento e reflexão próprios a cada indivíduo; aquele que se adeqúe à estrutura cultural, social e comportamental do Aluno (...)
O principal objectivo (...) é que o Aluno reforce a sua capacidade em conceber projectos que satisfaçam globalmente as exigências (...) próprias da cultura arquitectónica erudita.

O Domínio da cultura arquitectónica (...) é tida como essencial.
E no entanto é dada preponderância à formação de autores; isto é: de arquitectos capazes de estabelecer uma relação directa entre aquilo que é o objectivo da sua criação e aquilo que é a sua experiência e capacidade individual.

Sobre alguns dos critérios de avaliação:
Qualidade da Participação nas Sessões de Contacto - 15%
Qualidade do Processo e Método de Investigação e Respectivo Registo - 20%
Qualidade das Entregas Finais - 20%
Perícia nas Actividades Práticas - 35% (a) / 40% (b)
Capacidade de Diálogo, Comunicação e Crítica - 5%
Qualidade da Resposta em Trabalhos de Grupo - 5% (a)

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.