Daniel Santos inicia o seu projecto com uma ideia pouco consolidada, baseada sobretudo numa imagem, cujo teor que se viria rapidamente a demonstrar pouco eficaz face aos vários problemas que o Exercício levantava. Ainda assim o Aluno terá procurado chegar a uma primeira solução desenhada, que se iria revelar inadequada, quer em relação à sua estrutura tipológica, quer mesmo em relação à ausência de suporte conceptual.
A segunda proposta de Daniel investe num sistema totalmente diverso; onde uma forma simples (um Y) procura albergar todo o programa da Biblioteca; sistematizando os seus diversos grupos funcionais em torno de um núcleo (entrada e átrio), distribuindo-os por três braços. Sendo um solução programática clara, o projecto sofre de uma má relação com o terreno e com a envolvente mais próxima; dado que a sua forma rígida e (aparentemente) estática não oferece a necessária capacidade de se adaptar a uma realidade geográfica e topográfica que, para o Aluno, (quase) nunca esteve presente.
Sendo a forma um elemento de grande importância na consubstanciação do projecto, tendo esta uma relação directa com o programa funcional dado; a sua origem nunca terá sido bem explicada por parte do aluno.
Em termos metodológicos Daniel aposta sobretudo nas facilidades do Sketch Up (o que tinha já ocorrido no Exercício I); mas desta vez sem se munir de maquetas de estudo, o que irá comprometer o potencial do Exercício. Julga-se, aliás, que Daniel apresenta ainda algumas dificuldades na aplicação de um método que comporte a necessidade de resolução de um problema mais vasto que de aquele que terá sido apontado no Exercício I (como é, agora, o caso da sua Biblioteca); dado que a sua abordagem é, ainda, muito direccionada para a procura de um objecto, mais do que a procura de uma solução estruturada e global, que encare as várias vertentes levantadas pelo Exercício, e que as sintetize num todo.
Notam-se ainda deficiências ao nível da capacidade de investigação e demonstração da solução (nomeadamente no que diz respeito ao uso do esquisso como elemento de procura); mas também a capacidade de domínio de uma forma e, sobretudo, da escala.
Note-se ainda que, embora Daniel Santos venha acompanhando de forma regular o seu Path to the Architecture; o seu método de projecto (para o Exercício II) não mereceu o acompanhamento no Blog do Aluno; limitando-se este a entradas com esquissos e/ou desenhos provenientes de discussões directas no Atelier.
A ausência do Aluno na Avaliação Final do Atelier VII não permitiu conhecer a fundo o projecto para a sua Biblioteca; inviabilizando assim a estruturação de uma análise crítica mais profunda ao seu trabalho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Posts em Destaque
Etiquetas
- Acompanhamento (10)
- Aires Mateus (1)
- Alunos (115)
- Ana Diogo (1)
- arquitectura (23)
- Arte (14)
- Avaliação (37)
- Bibliografia (7)
- bibliotecas (14)
- blaufuks (1)
- Buckminster Fuller (1)
- César Portela (1)
- cinema (4)
- Daniel Santos (41)
- Ensino (1)
- Exame (6)
- Exercício 1 (25)
- Exercício 2 (42)
- Exercício 3 (18)
- Exercício 4 (18)
- Exercício 5 (7)
- Exercício 6 (8)
- Exercício 7 (1)
- Exercício 8 (2)
- filmes (8)
- Fim (1)
- Fotografia (5)
- Future Systems (1)
- Gordon Bunshaft (2)
- Hoteis (1)
- Introdução (2)
- Jan Kaplicky (1)
- Joana Labela (35)
- Jorn Hutzon (1)
- Kubrik (1)
- lebbeus Woods (1)
- Marisa Rodrigues (2)
- Mendes da Rocha (1)
- Miralles (1)
- Mónica Marinheiro (33)
- Musica (15)
- Notas (6)
- Parent (1)
- Paul Rudolph (1)
- Pedro Almeida (1)
- Pedro Banaco (29)
- Peter Greenaway (1)
- Peter Zumthor (3)
- Rem Koolhaas (2)
- Sami (1)
- Sandrine Portas (27)
- Siza (5)
- Vanessa Beecroft (1)
- Vera Silva (25)
- Virilio (1)
- Vitruvio (1)
- Wright (1)
Arquivo
-
▼
2009
(51)
-
▼
janeiro
(32)
- Here we go Again
- Notas de Avaliação Final, Exame Atelier VII
- O projecto de Daniel Santos
- O projecto de Sandrine Portas
- Students are the other half of any school’s story
- At first, I wanted to be an opera singer
- Balanço do Semestre
- Não foi uma semana apenas
- Um projecto por dia, todos os dias
- Projecto
- Enunciado do Exame 1º Semestre 08/09
- Biblioteca Publica de Pallafols
- path to the architecture
- Intervalo
- A Arquitectura como Discurso
- The Chicago Architects Oral History Project
- Exames
- Duas Bibliotecas
- Sem aviso partem os sentimentos mais fortes!
- Las Meninas
- Vitruvius: de Architectura
- Exames
- Nota Final de Avaliação Semestre I, 2008/2009
- Avaliação Final Exercício 5
- Avaliação Final Exercício 2
- O projecto de Vera Silva
- O projecto de Sandrine Portas
- O projecto de Pedro Banaco
- O projecto de Mónica Marinheiro
- O projecto de Joana Labela
- O projecto de Daniel Santos
- Um lamentável final de Semestre
-
▼
janeiro
(32)
Leituras do Mês
Eládio Dieste
A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.
.
.
Obradoiro
O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário