euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Intervalo



Intervals (1969), Peter Greenaway

Tendo tido o privilégio de ver esta pequena curta metragem pela primeira vez numa Bienal em Veneza, já lá vão alguns anos, fiquei capaz de olhar a cidade para lá dos canais e do Palladio (e do Scarpa também).
O filme, de 1969 (com edição sonora posterior) revela aquilo que seria a grande obsessão de Greenaway pelas regras matemáticas, que mais tarde viria a explorar no Drowning by Numbers (1988) ou nesta outra curta metragem intitulada Windows (1975). Intervals adapta o sistema de notações das Quatro Estações de Vivaldi, criando uma sequencia exacta, onde imagem e som se conjugam na perfeição.
Outros filmes a ver do mesmo realizador: The Belly of an Architect (1987), The Cook, the Thief, His Wife and Her Lover (1989), ou Prospero's Book (1991); todos eles necessários á educação de um arquitecto.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.