euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

O Cadavre de Vera

Sobre o trabalho desenvolvido por Vera Silva para o Exercício I (Cadavre Exquis), que finalizou no passado dia 4 de Novembro, apresenta-se agora o relatório de avaliação final.

A Aluna inicia o seu exercício com uma composição aleatóriaestabelecendo uma composição gradiante claro/escuro, indicando por isso dois limites que correspondem ao branco/negro.
Ao contrário de todos os outros trabalhos, não estabelece qualquer tipo de relação tridimensonal; optando antes por estabelecer uma composição que depende apenas do posicionamento dos vários elementos no espaço.
Não estabelece nenhuma regra compositiva, baseando-se apenas na intuição.
No entanto a composição revela-se equilibrada e dinâmica.
















No entanto, a partir dessa fase a Aluna deixa de acompanhar as aulas (e o Blog), não tendo sido possível abalizar e debater de forma construtiva a sua proposta, que aparece tardiamente.
Deverá ser referido que a proposta ainda assim curiosa (a partir de alguns pontos de vista); julgando-se que o seu desenvolvimento poderia ter colocado este trabalho num outro patamar qualitativo.































A entrega final é feita com uma semana de atraso; sendo no entanto competente ao nível da representação.





















Tendo sido quase impossível compreender o método de trabalho desenvolvido por Vera no decorrer do Exercício I; deverá referir-se que a Aluno deverá reforçar a todos os niveis o empenho nas actividades do Atelier.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.