euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Bibliotecas e Escadarias

A propósito da discussão sobre a proposta de Mónica Marinheiro para a sua Biblioteca, e tal como referido, público imagens de dois projectos de Steven Holl.















Esquiço da Ideia de Mónica Marinheiro (ou pelo menos a minha interpretação)

O primeiro é de um edifício que de algum modo indicia semelhanças com a proposta de M. Marinheiro: um "corredor" em S que vai acompanhando o declive do terreno, garantindo uma ligação (no caso de MM, uma ligação de serviço) directa.
O projecto de Steven Holl é para um edifício da Andrews University, em Barrien Springs, Michigan, de 1992, e nunca chegou a ser construído. Os (únicos) desenhos que encontrei são publicados num livro intitulado Steven Holl, publicado pela Arc en Revê Centre d'Architecture / Artemis, Bordéus / Zurique, em 1993: pp. 94-95.





















Andrews University, S. Holl, 1992

Claro que o difícil será imaginar as salas de leitura em escada. Por isso publico outra imagem de um projecto de Steven Holl, neste caso uma perspectiva da(s) sala(s) de leitura para a Biblioteca AGB, em Berlin (1998); e também uma imagem da ampliação da Biblioteca da Universidade Lateranense, em Roma, de King Rosselli, de 2006.





















Biblioteca AGB, Berlim, S. Holl, 1988













Biblioteca da Universidade Lateranense, de King Rosselli, de 2006

1 comentário:

Mónica Marinheiro disse...

"MEANDER
Helsinki, Finland, 2006"
agrada-me o edificio que parece uma especie de cobra.
ILE SEGUIN (FONDATION FRANCOIS PINAULT)
Paris, France, 2001 - gosto especialmente desta intervenção.

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.