euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

O Cadavre de Banaco

Sobre o trabalho desenvolvido por Pedro Banaco para o Exercício I (Cadavre Exquis), que finalizou no passado dia 4 de Novembro, apresenta-se agora o relatório de avaliação final.

Pedro Banaco demonstra pouca capacidade no pensamento abstracto, cujo resultado aponta tendencialmente para a procura de soluções simples, objectivas, e muito directas; anulando de algum modo o potencial inicial dos trabalhos.
















Disso é exemplo a sua proposta para a primeira fase do Exercício, que de certa forma mimetiza uma imagem (bastante) directa, com pouco potencial no se desenvolvimento, o que limitará as fases subsequentes do projecto.
Sendo pela relação directa entre a proposta bidimensional e a imagem que ela evidencia, ou sendo simplesmente pelo facto de Banaco ser detentor de método de projecto de certa forma consubstanciado; certo é que a transposição da sua colagem se faz rapidamente, de forma clara (demasiado, até); procurando o Aluno avaliar constantemente os pontos fracos do objecto, melhorando-os quotidianemente.
















O objecto encontrado na segunda fase do trabalho, tal como o da primeira, baseia-se numa imagem directa; sendo o seu desenvolvimento feito a partir da procura de sequências perspecticas e volumétricas que procuram culminar em enquadramentos distribuídos pelos vários planos encontrados.
Trata-se, claro, de uma proposta clara; pelo que o Aluno apenas pela clarificação volumétrica, descurando o potencial da aplicação material na procura de uma outra lógica que de certa forma completasse e/ou enriquecesse o objecto final.














































A entrega final demonstra as normais competência que são exigidas a um Aluno do 5º Semestre; ficando no entanto aquém de demonstrar a nível gráfico todo o universo criado; julgando-se no entanto que tal facto se deve mais à dificuldade que o Aluno revela em entender as potencialidades que se lhe oferecem em cada projecto.





















Globalmente Pedro Banaco revela-se um Aluno interessado, disposto a aprender, a colaborar e a discutir o seu projecto, e os projectos dos seus colegas.
Com referido, o Aluno tem já um método de trabalho fortemente enraizado, devendo no entanto procurar enriquecê-lo com outro tipo de cultura que deverá adquirir ao longo deste semestre.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.