euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

O Cadavre de Daniel

Sobre o trabalho desenvolvido por Daniel Santos para o Exercício I (Cadavre Exquis), que finalizou no passado dia 4 de Novembro, apresenta-se agora o relatório de avaliação final.















Embora a primeira fase do Exercício tenha sido iniciada de forma pouco positiva, rapidamente Daniel Santos obtém uma composição que, embora sendo pouco satisfatória ao nível das exigências requeridas pelo programa da primeira fase, lhe permitiram estabelecer uma estratégia de hierarquização na passagem para a tridimensionalidade.
À proposta inicial, o Aluno foi sendo sempre capaz de descobrir as suas potencialidades, operando nela pequenas trasformações que, para além de evidenciarem uma forte vontade compositiva, revelaram apetências por parte de Daniel no controle formal e espacial do trabalho.





























O aluno aplicou um método próprio, que obviamente domina com alguma facilidade, baseado sobretudo em estudos tridimensionais, que se traduziram não só no controlo do objecto de estudo, mas também na facilidade de comunicação e debate de ideais em seu torno.
Os estudos em SkethUp forma sendo acomapanhados de realização de outros modelos tridimensionais (maquetes) que iriam possibilitar a detecção de prolemas pontuais e sua eficaz resolução.




























Dada a clareza formal do objecto, a passagem para a terceira fase do exercício permitiu ao Aluno enriquecer e complexificar ainda mais os seus estudos anteriores, remetendo para universos visuais e compositivos fortes, mas simultaneamente subtis; sendo o resultado final bastante satisfatório.

























































Relativamente à entrega final, nomeadamente ao suporte de apresentação (2 paineis); esta ficou (muito) aquém das possibilidades demonstradas por Daniel Santos; aparentando pouco cuidado na sua feitura; o que de certo modo contradiz em termos qualitativos o seu desempenho geral.





















Daniel Santos aparenta bom domínio dos instrumentos metodológicos e operativos, alguma facilidade de composição; domínio espacial e raciocínio arquitectónico; sendo portanto a sua avaliação bastante positiva.
É de referir ainda o seu empenho na crítica a trabalhos de colegas (quer no seu Blog, quer através das discussões nas aulas); demonstrando capacidade argumentativa e alguma cultura arquitectónica.

2 comentários:

Daniel dos Santos disse...

Só se vê um dos meus painéis. O painéis estão repetidos. Realmente a base branca na maqueta não faz falta nenhuma...

Pedro Machado Costa disse...

tens (tinhas) razão. Painéis substituídos. E, realmente, a base branca é despropositada.

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.