euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Borges somos nós!















Convida-se o Corpo Docente do Departamento de Arquitectura da EUVG para colaborar com o Atelier VII na realização de um seminário intitulado Borges Somos Nós!, a realizar-se no auditório da Faculdade na manhã do próximo dia 2 de Dezembro.

O Seminário será composto por um conjunto de comunicações sobre Bibliotecas (exactamente o Tema do Exercício de Projecto proposto aos Alunos), devendo cada participante dissertar sobre a sua biblioteca preferida.

O modo de apresentação é livre; requerendo-se no entanto que o suporte de apresentação multimédia seja o PowerPoint.

Pretende-se que o Seminário contemple, no mínimo, 8 apresentações, com a duração de 15 m. cada; sendo agrupadas em dois períodos de 1 hora, contemplando 4 apresentações cada. No final de cada período haverá um debate em torno do conteúdo, de modo a alunos e professores poderem discutir o conteúdo de cada apresentação.

Refira-se que o objectivo principal do Seminário Borges Somos Nós! é confrontar o Aluno com a investigação, análise, interpretação e apresentação pública de um determinado objecto arquitectónico (neste caso uma Biblioteca); procurando enquadrá-lo disciplinarmente, ao mesmo tempo que dissertará sobre o seu significado para a história e/ou teoria da arquitectura.


Trata-se de um exercício que visa sobretudo exercitar a capacidade de comunicação do Aluno, tornando-o consciente daquilo que é a linguagem própria de um seminário científico, e com as regras e os códigos de uma apresentação pública em arquitectura.
Sendo embora um exercício que exija alguma capacidade de investigação, o objecto de estudo não necessitará de ser aprofundado; dado que o seu objectivo principal é dotar o Aluno de capacidade de organização, de método e de competência de comunicação.
Procurar-se que o Aluno tenha contacto directo com o debate e a crítica.

Para que tal objectivo se cumpra, julga-se útil que as apresentações dos Professores sejam feitas em conjunto com as comunicações de Alunos; permitindo desse modo que estes possam confrontar o resultado do seu trabalho com outros modos de comunicar uma ideia.

Ao mesmo tempo que é dado, a cada Aluno, a possibilidade de comparar metodologias e modos de abordagem distintos do seu – permitindo desse modo ampliar o leque de soluções de problemas com que necessariamente se confrontou ao longo da sua apresentação -; aos Alunos será dada a oportunidade de conhecerem algumas das bibliotecas mais significativas para a história da Arquitectura.

O Seminário funcionará, para o Aluno, como um exame oral: na discussão/debate final, que será feita entre todos os participantes (Alunos e Professores), serão levantadas questões sobre cada uma das apresentações; requerendo portanto a todo o Corpo Docente da EUVG que disponibilize parte do seu tempo na crítica aos conteúdos apresentados pelos Alunos.

De modo a cumprir os objectivos do Seminário, pede-se que cada participante seleccione um tema diferente; ampliando-se dessa forma o leque das bibliotecas apresentadas.

Neste momento as inscrições no Seminário Borges Somos Nós! versam seguintes temas:

Biblioteca da Universidade Técnica de Delft (1997), da autoria do colectivo Mecanno; pelo aluno Daniel Santos.
Biblioteca Estadual de Berlim (1979), da autoria de Hans Scharoun; pelo Professor António Oliveira.
Biblioteca de Estocolmo (1927), de Erik Gunnar Asplund; pelo Professor João Foja
Biblioteca Nacional de França, Paris (1996), de Dominique Perrault; pela Aluna Sandrine Portas
Biblioteca Municipal de Viipuri (1935), de Alvar Aalto; pela Aluna Joana Labela

Em nome dos Alunos do Atelier VII agradecemos a V. presença e colaboração no Seminário Borges Somos Nós!

1 comentário:

Pedro Machado Costa disse...

Comentário de Alexandre Miguel; originalmente colocado num Post de há 2 meses; mas que pretende dar resposta a este Post. Passo a citar:

amiguel disse...

Muito bem, assim que estiver de regresso pensarei em como responder ao desafio.

Seria útil (ou benéfico) que as "reservas" fossem sendo colocadas aqui no blog pelos que decidirem fazer as apresentaçoes.


Até agora:
Biblioteca da Universidade Técnica de Delft (1997), da autoria do colectivo Mecanno; pelo aluno Daniel Santos.

Biblioteca Estadual de Berlim (1979), da autoria de Hans Scharoun; pelo Professor António Oliveira.

Biblioteca de Estocolmo (1927), de Erik Gunnar Asplund; pelo Professor João Foja

Biblioteca Nacional de França, Paris (1996), de Dominique Perrault; pela Aluna Sandrine Portas

Biblioteca Municipal de Viipuri (1935), de Alvar Aalto; pela Aluna Joana Labela


Um abraço e parabéns pela iniciativa. Espero conseguir-lhe corresponder.

alexandre miguel

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.