euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Isolamento

O meu isolamento anual (entre Natal e Fim de Ano) tem destas coisas: a net só funciona num cantinho da casa, e mesmo assim com intermitência. A consequência mais directa é que o resto do mundo fica bastante mais longe, muito para lá deste aqueduto que abastece uma das grandes obras de arquitectura em Portugal.
















Entre outras coisas tal facto obriga a que, provavelmente, a nossa próxima comunicação (não automática) seja mesmo a de dia 5 de Jan. '09; aquando da entrega final.
Dito isto apenas me resta desejar bom trabalho.

1 comentário:

Daniel dos Santos disse...

O aqueduto da imagem é o dos Pegões em Tomar. Acertei? Penso que a obra de arquitectura que o professor fala é o Convento de Cristo. É sem dúvida uma obra a visitar. Não percebi o que tem a minha forma em relação com Palladio... A forma final dos braços é quase uma tentativa de incluir os conceitos do "panóptico" do Pedro no meu trabalho. Acho que dá maior elegância a forma. Acerca do Complexidades e Contradições estou a fazer os ajustes finais. Dentro de um dia ou dois publico no blog. Boas entradas!

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.