euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

como alguém diria, o blog é para gerar discussões... eis a primeira!!!; ou, por outras palavras: Joana vs. Daniel

Todos nós, arquitectos, professores ou alunos, passamos o tempo todo a avaliar o que fazemos quotidianamente e, claro, que a responsabilidade que me foi incumbida de levar a bom termo o Atelier VII me tira algumas horas de sono; não tanto pelo trabalho a que obriga, mas sobretudo pela reflexão em torno das possíveis consequências dos nossos actos para o futuro das pessoas que decidiram acompanhar o Atelier VII ao longo dos últimos meses.
Admito que tenho pensado muito sobre o interesse ou a pertinência das horas de conversa em torno dos projectos dos alunos, e também da real eficácia dos exercícios que lancei; até porque, como alguns de vocês saberão, as minhas expectativas inicias revelaram-se algo frustrantes em muitos aspectos. Teremos concerteza oportunidade de discutir o assunto lá para o início do segundo semestre, e analisar tudo aquilo em que fomos, colectiva e individualmente, menos bons.
E no entanto tenho vindo a pensar de que forma iria organizar-se o segundo semestre, e quais as coisas que deveriam ser alteradas.
Antes mesmo de ligar o laptop pensava nas notas dadas ao exercício do EUVG BlogSpot, e se a continuidade do exercício faria algum sentido; até que dei por mim envolvido numa surpreendente discussão entre Joana Labela e Daniel Santos, acerca do projecto deste último.
Surpreendente porque finalmente há debate.
Surpreendente porque os argumentos de ambos os lados revelam maturidade, inteligência e autonomia intelectual.
Afinal sempre há coisas que valem a pena.
Parabéns a ambos.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.