O Caderno de Viagem de Pedro Banaco, entregue após a data final do Exercício, deixa desde logo adivinhar uma leitura superficial, parca em reflexão e ausente de sentido crítico perante o conteúdo dos temas de leitura propostos para a sua realização.
O relato da exposição resume-se á colectânea de citações retiradas do catálogo de exposição (sem referência clara á sua localização na fonte) e a algumas frases do próprio, cujo teor revela total falta de capacidade de interpretação das obras aí patentes.
Frases como “realismo das maquetas” (p.5), “filme da nossa vida” (idem), “…importância do pormenor” (p.4) ou “uso de um determinado material numa determinada obra, significa que essa característica só pode ser sentida nesse edifício – relações históricas, especificidade do lugar…” (p.6) pouco ou nada fazem sentido no contexto da exposição, e nada acrescentam ao rol de imagens fotográficas editadas sem qualquer objectivo aparente; revelando dessa forma o Aluno pouca sensibilidade pelo conteúdo observado, e incapacidade genérica de se relacionar com o forte carácter disciplinar apresentado na exposição visitada.
Pedro Banaco absteve-se de cruzar a sua interpretação pessoal sobre o que viu na exposição de Zumthor com outras experiência edificadas, ficando desse modo aquém de cumprir os objectivos mínimos que o exercício propunha.
Em termos científicos o Paper não cumpre qualquer regra de registo, de linguagem ou de apresentação de um trabalho académico. Não há qualquer tipo de referência á estrutura do trabalho, nem ao método de abordagem que o Aluno terá seguido.
Sublinhe-se ainda a inexistência de Bibliografia de Apoio.
A Viagem de Pedro Banaco
Etiquetas:
Alunos,
Avaliação,
Exercício 4,
Pedro Banaco
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Posts em Destaque
Etiquetas
- Acompanhamento (10)
- Aires Mateus (1)
- Alunos (115)
- Ana Diogo (1)
- arquitectura (23)
- Arte (14)
- Avaliação (37)
- Bibliografia (7)
- bibliotecas (14)
- blaufuks (1)
- Buckminster Fuller (1)
- César Portela (1)
- cinema (4)
- Daniel Santos (41)
- Ensino (1)
- Exame (6)
- Exercício 1 (25)
- Exercício 2 (42)
- Exercício 3 (18)
- Exercício 4 (18)
- Exercício 5 (7)
- Exercício 6 (8)
- Exercício 7 (1)
- Exercício 8 (2)
- filmes (8)
- Fim (1)
- Fotografia (5)
- Future Systems (1)
- Gordon Bunshaft (2)
- Hoteis (1)
- Introdução (2)
- Jan Kaplicky (1)
- Joana Labela (35)
- Jorn Hutzon (1)
- Kubrik (1)
- lebbeus Woods (1)
- Marisa Rodrigues (2)
- Mendes da Rocha (1)
- Miralles (1)
- Mónica Marinheiro (33)
- Musica (15)
- Notas (6)
- Parent (1)
- Paul Rudolph (1)
- Pedro Almeida (1)
- Pedro Banaco (29)
- Peter Greenaway (1)
- Peter Zumthor (3)
- Rem Koolhaas (2)
- Sami (1)
- Sandrine Portas (27)
- Siza (5)
- Vanessa Beecroft (1)
- Vera Silva (25)
- Virilio (1)
- Vitruvio (1)
- Wright (1)
Arquivo
-
▼
2008
(135)
-
▼
dezembro
(31)
- 2009
- Isolamento
- Bom Natal
- Complexidades e Distracções
- E a propósito...
- As Fachadas da Mónica
- Informação
- A walk in the Park
- Odisseia no Espaço
- Calendário de Exames
- Avaliação Final Exercício 4
- A Viagem de Vera Silva
- A Viagem de Sandrine Portas
- A Viagem de Pedro Banaco
- A Viagem de Mónica Marinheiro
- A Viagem de Joana Labela
- A Viagem de Daniel Santos
- Zat you, Santa Claus?
- 1000
- 1974 (e da consolação)
- 1814 (da beleza)
- e + Joana
- como alguém diria, o blog é para gerar discussões....
- Exercício 2 - Projecto: Entrega Final
- Avaliação Final Exercício 3
- !!!
- O estado da arte
- Basta Começar. O resto vem por inércia
- Mas que chatice
- Dezembro
- Afinal Borges não somos nós!
-
▼
dezembro
(31)
Leituras do Mês
Eládio Dieste
A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.
.
.
Obradoiro
O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário