A propósito da Exposição Arquitectura em Palco, que reúne trabalhos cenográficos de João Mendes Ribeiro, irá realizar-se no próximo dia 19 Fev. (Quinta-Feira), pelas 18:00 h n'A Escola da Noite (Coimbra), um debate intitulado Cidade, Arte e Arquitectura, com a presença de António Olaio, Gabriela Vaz-Pinheiro, Fernanda Fragateiro, Didier Fiúza Faustino, Pedro Tudela, com moderação de António Pedro Pita.
Arquitecturas em Palco - a exposição que representou oficialmente Portugal na 11ª Quadrienal de Praga (2007) , cujo teor passa exactamente por dar a conhecer o melhor que se faz ao nível da cenografia e da arquitectura de Palco - revela a faceta cenográfica do arquitecto João Mendes Ribeiro (1960), autor, entre outros, da recuperação do Laboratório Chimico, do Pátio da Inquisição ou da Casa das Caldeiras (todos em Coimbra).
A exposição está patente até 28 Fev n'A Escola da Noite (239718238, geral@aescoladanoite.pt), de segunda a sábado, entre as 19h e as 23h.
Aproveitando a opurtunidade lança-se agora o Exercício 8 (o primeiro exercício do 2º Semestre), para os Ateliers VI e VIII.
Os Alunos deverão visitar a exposição Arquitecturas em Palco, e depois passear pelas três obras da autoria de JMR (Laboratório Chimico, Pátio da Inquisição, Centro de Artes, Casa das Caldeiras); devendo apresentar um "Livro de Viagem" que registe as suas experiências, fazendo um paraleliso entre o conteúdo da exposição e o modo de ver a arquitectura do autor.
O formato de apresentação é totalmente livre (pode ser um booklet, uma entrada no blog, um power point para apresentar na sala).
Aconselha-se no entanto os Alunos a investigarem um pouco o pensamento e a obra de JMR, lendo (por exemplo) as entrevistas ao autor feita pela NU (Bruno Gil, Carina Silva, Vera Pinto), pelo Arq José Mateus, ou o registo da conversa tida em Outubro de 2005, na Ordem dos Arquitectos.
Há ainda o livro que compila obras e projectos do autor.
Em anexo deverão ser registadas conclusões tiradas por cada aluno do debate Cidade, Arte e Arquitectura.
A entrega do trabalho será no dia 3 de Março (terça-feira).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Posts em Destaque
Etiquetas
- Acompanhamento (10)
- Aires Mateus (1)
- Alunos (115)
- Ana Diogo (1)
- arquitectura (23)
- Arte (14)
- Avaliação (37)
- Bibliografia (7)
- bibliotecas (14)
- blaufuks (1)
- Buckminster Fuller (1)
- César Portela (1)
- cinema (4)
- Daniel Santos (41)
- Ensino (1)
- Exame (6)
- Exercício 1 (25)
- Exercício 2 (42)
- Exercício 3 (18)
- Exercício 4 (18)
- Exercício 5 (7)
- Exercício 6 (8)
- Exercício 7 (1)
- Exercício 8 (2)
- filmes (8)
- Fim (1)
- Fotografia (5)
- Future Systems (1)
- Gordon Bunshaft (2)
- Hoteis (1)
- Introdução (2)
- Jan Kaplicky (1)
- Joana Labela (35)
- Jorn Hutzon (1)
- Kubrik (1)
- lebbeus Woods (1)
- Marisa Rodrigues (2)
- Mendes da Rocha (1)
- Miralles (1)
- Mónica Marinheiro (33)
- Musica (15)
- Notas (6)
- Parent (1)
- Paul Rudolph (1)
- Pedro Almeida (1)
- Pedro Banaco (29)
- Peter Greenaway (1)
- Peter Zumthor (3)
- Rem Koolhaas (2)
- Sami (1)
- Sandrine Portas (27)
- Siza (5)
- Vanessa Beecroft (1)
- Vera Silva (25)
- Virilio (1)
- Vitruvio (1)
- Wright (1)
Leituras do Mês
Eládio Dieste
A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.
.
.
Obradoiro
O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.
.
.
3 comentários:
Coincidência!!! Estava precisamente para colocar agora um post no meu blog sobre a exposição "Arquitecturas em Palco"!! e também um texto sobre o tema arquitectura e teatro:)!
e então...desististe?
Não. Apenas decidi assistir primeiro à conferência e complementá-lo!
Enviar um comentário