euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Exercício 8

A propósito da Exposição Arquitectura em Palco, que reúne trabalhos cenográficos de João Mendes Ribeiro, irá realizar-se no próximo dia 19 Fev. (Quinta-Feira), pelas 18:00 h n'A Escola da Noite (Coimbra), um debate intitulado Cidade, Arte e Arquitectura, com a presença de António Olaio, Gabriela Vaz-Pinheiro, Fernanda Fragateiro, Didier Fiúza Faustino, Pedro Tudela, com moderação de António Pedro Pita.












Arquitecturas em Palco - a exposição que representou oficialmente Portugal na 11ª Quadrienal de Praga (2007) , cujo teor passa exactamente por dar a conhecer o melhor que se faz ao nível da cenografia e da arquitectura de Palco - revela a faceta cenográfica do arquitecto João Mendes Ribeiro (1960), autor, entre outros, da recuperação do Laboratório Chimico, do Pátio da Inquisição ou da Casa das Caldeiras (todos em Coimbra).
A exposição está patente até 28 Fev n'A Escola da Noite (239718238, geral@aescoladanoite.pt), de segunda a sábado, entre as 19h e as 23h.

Aproveitando a opurtunidade lança-se agora o Exercício 8 (o primeiro exercício do 2º Semestre), para os Ateliers VI e VIII.
Os Alunos deverão visitar a exposição Arquitecturas em Palco, e depois passear pelas três obras da autoria de JMR (Laboratório Chimico, Pátio da Inquisição, Centro de Artes, Casa das Caldeiras); devendo apresentar um "Livro de Viagem" que registe as suas experiências, fazendo um paraleliso entre o conteúdo da exposição e o modo de ver a arquitectura do autor.
O formato de apresentação é totalmente livre (pode ser um booklet, uma entrada no blog, um power point para apresentar na sala).

Aconselha-se no entanto os Alunos a investigarem um pouco o pensamento e a obra de JMR, lendo (por exemplo) as entrevistas ao autor feita pela NU (Bruno Gil, Carina Silva, Vera Pinto), pelo Arq José Mateus, ou o registo da conversa tida em Outubro de 2005, na Ordem dos Arquitectos.
Há ainda o livro que compila obras e projectos do autor.

Em anexo deverão ser registadas conclusões tiradas por cada aluno do debate Cidade, Arte e Arquitectura.

A entrega do trabalho será no dia 3 de Março (terça-feira).

3 comentários:

Anónimo disse...

Coincidência!!! Estava precisamente para colocar agora um post no meu blog sobre a exposição "Arquitecturas em Palco"!! e também um texto sobre o tema arquitectura e teatro:)!

Pedro Machado Costa disse...

e então...desististe?

Anónimo disse...

Não. Apenas decidi assistir primeiro à conferência e complementá-lo!

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.