euvg Arquitectura 2008/2009: atelier V, atelier VI, atelier VII, atelier VIII; Pedro Machado Costa, Pedro Cordeiro

| Subscrever via RSS

Exame de Recurso Atelier VII

Publica-se agora o enunciado do Exame de Recurso para o Atelier VII.

O presente enunciado refere-se ao Exame de Recurso para o Atelier VII, no ano lectivo de 2008-2009; abrangendo parte daquilo que foi o programa prático e teórico da disciplina, cumprindo-se dessa forma os objectivos pedagógicos estabelecidos.

O aluno deverá escolher uma das seguintes obras de arquitectura, que irá ser objecto do seu trabalho:
  • Villa Steiner, Viena, Áustria, 1910; Adolf Loos
  • Eames House, Pacific Palisades, California, EUA, 1949; Charles Eames, Ray Eames
  • Villa Stein, Garches, França, 1927; Le Corbusier

1. Trabalho Teórico

O Aluno deverá escrever um pequeno ensaio sobre a obra de arquitectura que escolheu, abordando, entre outros, os seguintes aspectos:
  • Apresentação do autor, com referência ao seu percurso profissional, a outras obras de referência, e à sua relevância para a história da arquitectura moderna;
  • Breve historial da obra, aprofundando as condições que levaram à encomenda da obra, seus pressupostos, localização e programa funcional prévio;
  • Levantamento e descrição dos aspectos que conduziram às soluções de projecto, incluindo a sua relação com o sítio, as soluções funcionais e programáticas, a sua forma e tipologia;;
  • Enquadramento da obra no respectivo período arquitectónico, e principais aspectos que a distinguem e/ou a tornam parte desse mesmo período;
  • Revisão crítica da obra, sob o ponto de vista do aluno, devidamente sustentada a nível teórico e histórico.

O trabalho escrito deverá ser apresentado na data de exame, num caderno A4.
O trabalho deverá ter entre 20.000 e 25.000 caracteres.
O trabalho deverá ser ilustrado com os aspectos gráficos considerados relevantes que permitam sustentar o seu desenvolvimento.

O Aluno deverá munir-se de bibliografia específica; devendo sempre fazer referência aos textos, livros e websites consultados.

2. Trabalho Prático

Com a informação reunida na primeira parte do exercício, o Aluno deverá elaborar um projecto para uma Casa de Hospedes, a construir junto à obra que seleccionou; contendo o seguinte programa funcional:
  • Sala: 40 m2,
  • Quarto de Dormir: 20 m2;
  • Instalações Sanitárias de Apoio / Casa de Banho; área a definir pelo aluno;
  • Copa e área de refeições; área a definir pelo Aluno
A área bruta do novo edifício não deverá ultrapassar o total de 100 m2.

Pede-se que o projecto estabeleça uma relação formal e funcional com a obra pré-seleccionada, tendo em conta aspectos como:
  • a sua integração arquitectónica e topográfica nas preexistências;
  • as relações funcionais criadas entre a obra seleccionada e o novo anexo;
  • a adequação da obra ao programa requerido, tendo em conta aspectos como o aproveitamento da luz natural, a sua funcionalidade e a sua articulação interna;
O trabalho deverá, obrigatoriamente, ser apresentado com recurso aos seguintes elementos:

  • Planta de Implantação e de Situação, ilustrando a relação de ambos os edifícios com o lugar e sua envolvente comum, registando cotas altimétricas, edifícios envolventes, acessos e arruamentos, caso existam; esc. 1/500
  • Planta(s)do conjunto (obra preexistente e anexo); esc. 1/100
  • Cortes e Alçados do conjunto (obra preexistente e anexo); esc. 1/100
  • Fotomontagem, que demonstre a relação entre a obra preexistente e o novo edifício; e
  • Maqueta que inclua ambos os edifícios, com interiores e exteriores; esc. 1/100.
Todas as peças desenhadas deverão ser apresentadas em painéis formato normalizado A1, colados sobre suporte rígido, leve.

A maqueta deverá ser executada em cartão maqueta cor branca ou similar; devendo ilustrar de forma definitiva os aspectos formais e tipológicos de ambas as construções, e a topografia onde assentam (através do recurso a curvas de nível).

Apresentação

O exame têm inicio às 11:00 am; com a duração máxima de 1h e 45 m. O exame é público.

O aluno terá 30 minutos para apresentar o seu trabalho teórico, podendo munir-se de todos os meios que considere necessários para ilustrar o conteúdo do seu trabalho.
Se necessário o aluno poderá requerer, previamente, na secretaria da EUVG, o empréstimo de um projector multimédia.

O trabalho teórico deverá também ser apresentado em suporte físico (caderno A4).
O arguente fará análise crítica do trabalho (max. 20 minutos), devendo o aluno usar os restantes 20 m do tempo que o exame dedica à parte teórica para responder às questões levantadas pelo primeiro.

Após intervalo (10 m) o aluno deverá apresentar o seu trabalho prático, com base nos elementos por ele entregues.
Será realizada uma sessão crítica pelos arguentes.

Sem comentários:

Leituras do Mês

Leituras do Mês

Eládio Dieste

A obra do Uruguaio Eladio Dieste (1917-2000) entre a década de 50 e o final do séc., numa edição de luxo da Electa. O livro fica a cargo de Mercedes Daguerre, e tem textos de Mario Chirino, de Graciela Silvestri e do próprio Dieste: senza la rivelazione del mistero del mondo che viene dall'arte non faremo mai della nostra vita qualcosa di realmente umano.

.

Obradoiro

O regresso de uma das publicações mais significativas do final da década de 80 / principios de 90, em Espanha e Portugal. Publicado pelo Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, e sob a Direcção de Carlos Pita, o número 33 de Obradoiro dedica-se ao Pequeno. Destaque-se o texto e Óscas Tenreiro (o Legado de Firminy), e os projectos de Solano Benítez e de César Portela.

.